Alimentação e Saúde
Senso de pertencimento influencia em boas escolhas alimentares
por Valéria Scavone
Nova pesquisa da Flinders University revela que sentir pertencimento a um grupo social pode influenciar nossas escolhas alimentares, incentivando opções mais saudáveis.
Grupos sociais, como nacionalidade ou universidade, oferecem uma identidade social compartilhada que influencia o comportamento, diz a Professora Eva Kemps, do College of Education, Psychology and Social Work.
Pertencer a um grupo leva as pessoas a ajustarem seu comportamento às normas do grupo, o que afeta nossas escolhas alimentares e pode ser útil para campanhas de saúde que promovem hábitos mais saudáveis, explica a professora.
Uma dieta rica em alimentos não saudáveis e pobre em nutritivos contribui para doenças como diabetes, doenças cardíacas e câncer, principais causas de morte mundial.
O estudo testou a ideia de que as pessoas adotam escolhas alimentares saudáveis se sentirem que pertencem ao mesmo grupo que promove esses hábitos.
Os participantes eram estudantes universitários, usando a afiliação à universidade como exemplo de pertencimento ao grupo, sendo parte do grupo (in-group) ou não (out-group).
Utilizando grupos no Facebook – uma plataforma popular para páginas comunitárias universitárias – os estudantes sentiram afinidade ou indiferença a um grupo e foram apresentados a opções alimentares saudáveis e menos saudáveis, sendo então avaliadas suas escolhas.
Quando expostas a normas sociais, como o que outros comem no Facebook, as pessoas são mais influenciadas por alguém do mesmo grupo, diz a Professora Kemps.
As pessoas tendem a internalizar os comportamentos de quem compartilha um interesse comum, levando a mudanças em seu próprio comportamento.
E foi descoberto que o sentimento de conexão ou pertencimento aumenta a influência sobre as escolhas.
Isso reforça a literatura sobre como o pertencimento a um grupo pode afetar o comportamento, especialmente nas escolhas alimentares.
Mais pesquisas são necessárias para entender a influência social e como podemos usar isso para promover escolhas mais saudáveis.
“Nossa pesquisa demonstra que pessoas dentro de um ‘grupo’ veem o comportamento dos outros membros como um guia apropriado“, diz a autora principal Juliana Gleaves.
Ver membros do grupo fazendo escolhas saudáveis – ou recebendo recomendações saudáveis deles – pode promover hábitos alimentares melhores.
Esperamos que estra amostragem incentive mais pesquisas a melhorar as campanhas de saúde e intervenções, promovendo escolhas alimentares mais saudáveis em redes sociais e além.
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário