Curiosidade
Simpatias de ano novo que são tradição em outros países
por Redação
Quando o ano está prestes a virar, os supersticiosos correm para fazer a simpatia que promete concretizar seus anseios. No Brasil, quem está à procura de um amor toma banho com champanhe e pétalas de rosa, quem quer sorte pula sete ondas do mar com o pé direito e taça de espumante em mãos sem deixar cair a bebida, quem espera por dinheiro come lentilhas ou chupa sementes de romã.
Enfim, são diversas as tradições que vão passando de geração para geração e que acabam sendo adotadas mesmo por quem não tem tanta fé assim nas crendices. Afinal de contas, uma forcinha conspirando a favor da realização de nossos sonhos nunca é demais, né? Vai quê…
E essa fezinha toda não é só coisa de brasileiro não. Os gringos também têm uma infinidade de superstições para o Réveillon. Listamos abaixo algumas das que envolvem comes e bebes. Confira:
:: Dinamarca ::
Ali, quando um prato quebra, as pessoas não os jogam fora. Os cacos são guardados e colocados nas portas de entes queridos na virada do ano. Quem acordar com a porta de casa cheia de pedaços de louças no primeiro dia de janeiro, é porque é benquisto pelos outros.
:: Espanha ::
Come-se doze uvas à meia-noite, para garantir doze meses seguintes repletos de felicidade.
:: Estados Unidos ::
Os americanos também comem lentilhas. E se cair um pedaço de pão no chão durante a noite de Réveillon, eles não jogam no lixo simplesmente. Por considerarem o pão um alimento sagrado, a fatia é recolhida, beijada e então descartada.
:: Inglaterra ::
A porta dos fundos da casa é aberta à meia noite. E o primeiro homem moreno que passar pela rua tem de entrar na casa carregando carvão (que representa aquecimento), pão (comida) e sal (dinheiro).
Já as mulheres que pretendem engravidar no próximo ano não devem comer alface na ceia. É uma tradição que vem do século 19, quando as pessoas acreditavam que, por ser uma planta estéril, poderia ter ações negativas para a fertilidade. E as que quiserem se manter jovens devem carregar bolotas no bolso a fim de evitar o envelhecimento.
:: Nova Zelândia ::
Para ter boa sorte no próximo ano, as pessoas saem às ruas batendo panelas com colheres de pau, o mais alto que puderem.
:: República Checa ::
Por ali, são muitas as tradições. A principal delas é que a ceia não tem nenhum prato com carne vermelha porque esses animais, quando vivos, tiveram patas e caminhavam e, portanto, podem andar levando embora a sorte. Os peixes também são evitados, porque podem nadar e levar a fartura consigo. Por isso, sopas de lentilha e ervilha são os pratos principais da ceia.
Quem está próximo de rios, lagos e mares faz um barquinho com um dos cascos da noz, colocando uma vela nele e deixando boiar na água. O dono do barquinho que for mais longe sem afundar ou virar, terá sorte o ano inteiro.
Já quem pretende se casar tem de levar para casa 9 fatias de Vanocka (um pão doce com amêndoas tradicional no Natal checo). Se quiser saber quem é um bom pretendente, espete três fósforos em uma maçã, cada um representando um homem que conheça e tenha interesse, e ascenda os três simultaneamente. O que queimar por mais tempo é o cara certo para investir.
:: Rússia ::
Os russos escrevem um pedido num pedaço de papel, queimam a folha e jogam as cinzas dentro de uma taça com champanhe. Para dar certo, tem que beber o pedido antes de dar 12h01.
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário