Comendo de Tudo
Um mergulho no sexto oceano
por Comendo com os Olhos
Na última semana, o Comendo com os Olhos foi convidado para desfrutar de uma experiência única em uma peixaria. Sem detalhes do que consistia exatamente a visita, tivemos a surpresa de descobrir um negócio familiar que tem como principal objetivo proporcionar uma gastronomia autoral dentro do próprio estabelecimento.
Nada de mesas e cadeiras. A Ocean Six funciona com um formato inovador, onde oferece aos seus clientes, peixes nobres e comuns da melhor qualidade que podem ser preparados pelo próprio dono na cozinha equipada com tecnologia de ponta.
Na entrada do local, o letreiro dá as boas vindas e faz um convite para a imersão em uma nova proposta: Em nosso planeta existem 5 oceanos: Atlântico, Pacífico, Índico, Antártico e Ártico. Bem-vindos ao Ocean Six.
Ao entrarmos na peixaria, a sensação sugestiva foi de estar em um aquário gigante. Com ambientação clean e uma temperatura média de uns 18 graus, fomos recebidos por Marcelo Nonaka, um dos proprietários da Ocean Six, que acabava de preparar um prato especial na cozinha de sua peixaria.
Unindo seu conhecimento adquirido em 38 anos como peixeiro nas feiras de rua e sua paixão pela gastronomia, Marcelo projetou uma cozinha toda de inox e com tecnologia de ponta para preparar pratos e oferecer pequenas degustações aos seus clientes. A ideia se concretizou depois de se questionar: se há inúmeros lugares que vendem carne e frango prontos para serem consumidos em casa, por que ainda não existe uma peixaria com este formato?
Para nossa honra, Marcelo nos convidou, com exclusividade, para fazer uma pestiscada sentados no balcão da cozinha da Ocean Six e mergulhamos de cabeça para saborear o conceito de sua peixaria. E iniciou nossa experiência ao sexto oceano nos servindo uma garrafa de Hakushika Junmai Dai-Ginjo – um saquê super premium que, segundo ele, foi eleito três vezes o melhor do mundo.
Depois do brinde, estávamos frente à frente com o diferencial da casa: o dono da peixaria prestes a iniciar seu ritual de cozinheiro com receitas autorais temperadas com toques de chefs renomados, como Alex Atala, cliente e amigo de Marcelo Nonaka, que abastece seu restaurantes duas vezes por semana somente com pescados da Ocean Six.
Na cozinha, do lado direito de Marcelo, os utensílios e temperos, do lado esquerdo, um prato recém-preparado já nos chamou nossa atenção: linguado envolto em folha de bananeira com manteiga de ervas.
Parecia delicioso, mas não provamos. Era para uma cliente que veio busca-lo em seguida. Ainda assim, serviu como mote para que desvendássemos alguns segredos: descobrimos que a tal manteiga de ervas preparada pelo próprio Marcelo foi ensinada, em segredo, por Alex Atala.
Conversa vai, conversa vem, nosso primeiro peixe ficou pronto e junto veio nossa primeira surpresa: uma pescada branca temperada apenas com sal. O resultado foi uma explosão de sabores nunca experimentada antes. Derretia na boca e a cada garfada, uma sensação de prazer inexplicável. Só provando para ter noção do que degustamos.
Em seguida veio a meca (peixe espada), assada com molho de miso, mirim, açúcar e shoyo. A consistência parecia de uma bisteca de porco. E, assim como nos suínos, um mesmo peixe também tem carne com sabor e textura diferenciadas.
Por fim, Marcelo preparou uma sardinha e nos ensinou o passo a passo. Filés limpos, sem cabeça e cortados ao meio, fritos em um fio de azeite com a pele voltada à frigideira. Após uma leve tostada em fogo baixo-médio por cinco minutos, é só servir no prato, pingar algumas gotinhas de limão e cobrir de azeite – ele usou um de ervas também criado por Atala – mas dá para tentar com o que se tem em casa.
E foi assim que vimos a mágica acontecer. Apenas tiradas do fogão, as sardinhas estavam um pouco avermelhadas ainda, mas a acidez do limão terminou de cozinhar o peixe no prato que recebeu o azeite de ervas como toque final. Com sabor indescritível, a sensação era de que, até então, nenhum de nós tínhamos experimentado uma sardinha de verdade.
Em três pratos apresentados, Marcelo mostrou que seu conhecimento pelos peixes e sua paixão pela gastronomia, podem ser apreciados por pessoas que buscam qualidade, especialidades e exclusividades. O que torna o conceito da peixaria ainda mais atrativo, é que os peixes vão do mar direto para Ocean Six
O resultado é uma peixaria com opções frescas e congeladas com pescados e frutos do mar de excelente qualidade, além de bebidas e condimentos orientais que podem ser acompanhados pelos pratos autorais desenvolvidos por Marcelo Nonaka em sua cozinha dos sonhos.
Aproveitamos para informar que, entre os planos de expansão de Marcelo, está o de abrir um restaurante lá no espaço em breve. Não temos a menor dúvida de que terá fila na porta.
:: Serviço ::
Ocean Six
Rua dos Chanés, 256 – Moema, São Paulo
(11) 5093-9432
De seg à sáb das 8h às 19h
Feriados das 8h às 14h
Fechado aos domingos
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário