Curiosidade
Um restaurante que serve refeições da idade da pedra
por Valéria Scavone
Em pleno século XXI, um restaurante em Berlin dedica-se a servir apenas comida da idade da pedra. O Sauvage abriu suas portas em 2011 com o título de primeiro restaurante do mundo a servir refeições paleolíticas.
Refeições paleolítcas, o que é isso? É a cozinha baseada nos hábitos alimentares pré-históricos, ou seja, pratos elaborados com os alimentos que nossos ancestrais das cavernas consumiam.
Apoiado por um movimento global, o restaurante Sauvage iniciou em Berlin uma revolução alimentar onde suas refeições são totalmente livres de grãos, glúten, açúcar refinado, leite e óleos vegetais. Tudo é especialmente elaborado da mesma forma que os humanos fizeram durante milhões de anos.
O movimento, intitulado “Free the Animal”, começou nos Estados Unidos com o objetivo de replicar o estilo de vida dos homens da caverna. Aparentemente, ao começar a ter uma alimentação paleo, você perde bastante peso, ganha massa muscular e tem um desempenho melhor na vida sexual.
No Sauvage, o conceito envolve esta filosofia e o moderno cozinheiro Paleo combina ciência evolucionária com cozinha contemporânea e métodos de cozimento ancestrais. Nesta cozinha pré-histórica trabalha exclusivamente com alimentos naturais, excluindo do cardápio quaisquer ingredientes processados.
O diferencial do restaurante está no modo de preparo dos pratos, a procedência dos alimentos, o tempo de cocção e no resgate da cultura alimentar do ser humano. O maior desafio para os chefs e idealizadores é preparar os pratos com sabores, texturas, cores e nutrição balanceada sem utilizar ingredientes e temperos modernos.
O menu do Sauvage inclui saladas com azeitonas, alcaparras e pinhão, pães sem glúten com manteiga a base de nozes, salmão defumado com molho de ervas e vários outros pratos com peixe e carne.
Os alimentos do restaurante são orgânicos, os vegetais são sazonais, as carnes e ovos são de animais criados em pastos e os alimentos fermentados são caseiros. Gorduras animais, óleos vegetais, nozes, sementes e ervas em grãos, amido processado e açúcar refinado estão completamente excluídos do menu paleo.
Enquanto que os ingredientes do Sauvage apontam para a filosofia paleolítica, há modernidades que são quase que impossíveis deixar de lado para ter maiores conveniências ao preparar a comida. “Claro que nós não cozinhamos em fogo aberto. Temos um micro-ondas na cozinha, mas evitamos ao máximo utilizá-lo”. Admite Leite-Poço, um dos proprietários do Sauvage.
A dieta paleolítica é um hábito recente. No momento, a tendência é maior nos Estados Unidos. O consumo desenfreado de fast-food gerou à população uma série de doenças. Com isso, a refeição paleolítica tem sido, cada vez mais, inserida no cardápio alimentar destas pessoas.
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário