Curiosidade
7 coisas que afetam seu paladar
por Redação
Paladar: você sabia que até o peso dos talheres pode afetar a maneira como você percebe sua refeição?
A seguir, listamos 7 situações que você pode evitar para perceber melhor o gosto dos alimentos, confira:
1. A cor das embalagens dos alimentos
7-Up foi uma das primeiras marcas a descobrir que os consumidores podem, com toda a simpatia, produzir cores. Na década de 1930, o especialista em marketing Louis Cheskin fez um teste com as cores da lata verde e amarela da marca.
Quando os designers adicionaram 15 por cento mais amarelo, os consumidores achavam que a receita tinha sido alterada contendo mais limão. Uma situação semelhante ocorreu com a Coca-Cola, quando decidiu vender sua assinatura em latas brancas em vez de vermelhas.
Os consumidores disseram que a Coca estava com sabor diferente, apesar de a empresa declarar que a receita era a mesma. Alteração de paladar confirmada.
2. O material dos seus talheres
Um estudo descobriu que o iogurte, ao ser consumido com colheres de plástico leve, foi classificado como mais caro e mais denso ao invés de uma colher de plástico ponderada artificialmente.
E se você está torcendo o nariz e desmerecendo a colher de plástico, saiba que os talheres de prata podem deixar um mau gosto metálico na boca.
Outro estudo descobriu que o sabor da comida pode ser melhor em talheres de ouro e aço inoxidável. Ou seja, os convencionais que temos em casa são ótimos!
3. A música que você está ouvindo
Se você é o tipo de pessoa que bota um sim durante jantares elegantes, tome nota: ouvir paisagens sonoras com muitos tilintares e notas agudas, podem acentuar nossa percepção de doçura até 10%.
4. O tipo de utensílio que você usa
Um estudo descobriu que o queijo foi classificado como salgado quando amostrado em uma faca, em comparação com uma colher, garfo ou palito de dente.
E enquanto o estudo observa que “as facas não são normalmente inseridas na boca”, explicou que o comportamento incomum poderia ter afetado o sabor.
5. A cor da comida
Todos sabemos os benefícios de comer alimentos coloridos e diferentes. Mas, afinal, se a cor dos alimentos é artificialmente modificada, pode destrancar completamente nossos cérebros e alteram nosso paladar.
Em 2001, 54 alunos da Universidade de Bordéus usaram termos de vinho tinto, como, carvão, ameixa e tabaco, para descrever um vinho branco tingido de vermelho. Quando eles tentaram o mesmo vinho em sua cor natural, eles o descreveram como mel, limão e palha.
6. A descrição do seu menu
Ler uma descrição deliciosa de uma comida no seu menu pode ajudá-lo a saboreá-lo mais.
Em um estudo, quando um item de menu foi descrito como “Filé de frutos do mar suculentos” em vez de um simples “Filet de marisco”, suas vendas aumentaram 28%, além de ter sido avaliado como mais saboroso, mesmo com a receita idêntica.
7. A cor do prato
Cozinhar uma sobremesa saborosa pode ser difícil de conseguir. Uma forma de melhorar o seu sabor? Sirva em um prato que contrasta com a cor da sobremesa.
Um estudo descobriu que os participantes avaliaram que uma mousse de morango servida em um prato branco era mais mais saborosa e doce do que a mousse de morango servida em uma louça preta. Eles acreditam que tem a ver com a forma como a cor da mousse apareceu em contraste com a placa.
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário