Acontece
Alguém precisa fazer alguma coisa
por Redação
O assunto é grave e alguém precisa fazer alguma coisa. Nós aqui do Comendo com os Olhos estamos passando a informação para conscientizar você, nossa leitora, nosso leitor.
Alimentos aparentemente saudáveis
Infelizmente, mesmo quem aposta nas frutas, verduras e legumes a fim de manter uma alimentação saudável, precisa de atenção. Pois pode acabar sendo contaminado cotidianamente e causando riscos à própria saúde.
Isso se dá porque, desde 2008, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de consumo de agrotóxicos. Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Nacional do Câncer, os brasileiros consomem em média cinco litros de veneno anualmente.
A quantidade de Agrotóxicos em Alimentos In Natura
De acordo com o Dossiê Abrasco, 70% dos alimentos in natura consumidos no país estão contaminados por agrotóxico e 28% deles contém substâncias não autorizadas. Isso sem contar os alimentos processados, que são feitos a partir de grãos geneticamente modificados e repletos de substâncias químicas.
Mais da metade desses agrotóxicos aqui utilizados são banidos nos Estados Unidos e Europa por estarem associados à incidência de doenças genéricas e diversos tipos de câncer.
Os Danos dos Agrotóxicos
Uma análise feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), entre os países em desenvolvimento, revela que os agrotóxicos causam, anualmente, 70 mil intoxicações agudas e crônicas.
Considerando os fatos, o Ministério Público recorreu à Justiça pedindo que esses ingredientes sejam revistos e tenham seu uso e comercialização suspensos até que os estudos sejam concluídos.
ANVISA
Em um levantamento realizado pela Anvisa foi constatado que o pimentão é a hortaliça mais contaminada por agrotóxicos (97% dos itens analisados estavam contaminados), seguido pelo morango (63%), pepino (57%), alface (54%), cenoura (49%), abacaxi (32%), beterraba (32%) e mamão (30%).
Já a soja lidera o ranking dos alimentos que mais consomem agrotóxicos, segundo análise feita pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) – seguida pelo milho, cana de açúcar e algodão, cítricos, café, trigo e arroz, feijão, batata e tomate, maçã e banana.
Prefeitura de São Paulo
Recentemente, o prefeito de São Paulo Fernando Haddad sancionou uma lei que obriga o uso de produtos orgânicos ou de base agroecológica nas merendas das escolas municipais. A nova norma, porém, não tem prazo para ser vigorada, bem como não determina o percentual que esses alimentos devem obedecer.
Recorrer aos orgânicos é a alternativa mais saudável e inteligente. Isto porque esses produtos não necessitam de nenhum tipo de agrotóxico em seu cultivo. Mas ainda são pouco acessíveis à maioria da população por serem, em média 30% mais caros que os de cultivo tradicional. Sem contar que não estão disponíveis à venda em tantos lugares.
Tendo como base os dados, vale a pena procurar pacientemente e gastar um pouquinho a mais.
| via El Pais
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário