Alimentação e Saúde
Alimentos com agrotóxico podem diminuir a quantidade de espermatozóide
por Sofia Pedroso
Quando falamos da necessidade de eliminar os alimentos com agrotóxico e dar preferência pelos orgânicos não é brincadeira. Todos os dias saem novos estudos sobre o assunto falando sobre as consequências terríveis para a saúde.
Estudos em Harvard
Recentemente, um estudo da Universidade Harvard publicou no periódico “Human Reproduction” que os homens que comeram mais frutas e legumes com altas taxas de agrotóxicos produziam menos espermatozoides.
Aqueles que ingeriram mais alimentos com pesticidas tiveram uma contagem de esperma de uma média de 86 milhões por ejaculação, uma diferença de 49% ante a a média de 171 milhões de homens que comiam poucas frutas e legumes com agrotóxicos.
Intenção da Pesquisa
O estudo não pretende assustar e desencorajar os homens a se alimentarem corretamente. A pesquisa apenas sugere novas estratégias que visem a produção de mais alimentos sem pesticida. E é o que realmente vem acontecendo. A produção de orgânicos vem aumentando nos últimos anos pois nunca se falou tanto sobre o assunto.
Resultados
A pesquisa analisou 338 amostras de sêmen de 155 homens de 18 e 55 anos coletadas em clínicas de fertilização. O resultado mostra diminuição na quantidade aos que comem menos agrotóxicos, mas não relaciona mudanças na qualidade do sêmen dos estudados.
O risco no consumo de alimentos que classifica as frutas e vegetais com maior índice de agrotóxicos foi baseado em dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
Na lista dos alimentos mais intoxicados está a pimenta, espinafre, morango, pera e maçã. Se consumidos sem casca, é possível que o risco de ingerir o “veneno” seja menor.
Recentemente, fizemos um post que ensina como amenizar os agrotóxicos dos alimentos. Confira aqui.
| via UOL
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário