Acontece
Baobá: a fruta de origem africana que desponta para o mundo
por Redação
Elemento símbolo de Senegal, a Baobá é uma árvore originária da África, comumente encontrada na região sul do continente, que dá o fruto de baobá, localmente conhecido como mukua.
Com casca esverdeada, seu interior é um miolo seco comestível e sem sumo, que se desfaz facilmente na boca. O paladar é agridoce, adocicado com ligeira acidez.
E justamente este fruto, que há gerações é consumido pelos africanos, a aposta de muitos chefs e especialistas em gastronomias, é que será dos alimentos que vão despontar para o mundo em 2015.
Restaurantes europeus, inclusive, estão investindo em receitas de comes e bebes que levam o fruto, por suas propriedades extremamente benéficas ao organismo.
Rico em vitaminas e minerais, o baobá oferece seis vezes mais vitamina C que uma laranja, tem mais potássio que a banana, mais antioxidantes que o mirtilo e duas vezes mais cálcio que o leite.
Ele também é rico em ferro e magnésio, repleto de fibras e como se não bastasse, ainda tem propriedades pró-bióticas, que promove o equilíbrio bacteriano intestinal, o controle do colesterol e de diarreias e redução do risco de câncer.
Nos últimos dois anos, a exportação de fruto de baobá cresceu e gira em torno de 20 toneladas anualmente, o que contribui para a movimentação econômica local, favorecendo os produtores e cultivadores da árvore na África.
Localmente, a tradição é comer os frutos frescos, no próprio casco, como aperitivo. Em períodos de escassez de comida, porém, é uma alternativa à falta de alimentos e é misturado com outros grãos e consumido em forma de mingau.
Popularmente, ao redor do mundo, para desfrutar de todos os benefícios do baobá ele pode ser ingerido junto aos iogurtes naturais ou preparado como smoothie. Também é possível assar como recheio de biscoitos e bolos ou mesmo fazer geleias e chutneys.
| via Telegraph
Compartilhe
Deixe um comentário
1 comentários
-
Por Sedeni Machado Macie | outubro 30, 2017 às 13:31| Responder
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Boa tarde, tenho uma chácara no RG do sul, gostaria de saber se posso cultivar a fruta Baobá. Aguardo