Alimentação e Saúde
Cinco alimentos para diminuir a ansiedade
por Redação
Difícil viver no mundo que estamos e não sofrer com a ansiedade.
Ao todo, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem de ansiedade. E um dado muito “assustador”, é que o Brasil LIDERA o pódium dos países com maior número de pessoas com ansiedade.
Dados da Organização Mundial de Saúde
De acordo com dados da OMS, o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas. Mais de 9,3% da população.
Além deste número, há também um enorme alerta sobre a saúde mental dos brasileiros, já que uma em cada quatro pessoas no país sofrerá com algum transtorno mental ao longo da vida.
Outro levantamento, feito pela Vittude, (plataforma online voltada para a saúde mental e trabalho), aponta que: 37% das pessoas estão com estresse extremamente severo, enquanto 59% se encontram em estado máximo de depressão e a ansiedade atinge níveis mais altos, chegando a 63%.
Quais os Sintomas da Ansiedade?
Ela surge naquela fome insaciada, no ônibus que nunca chega, na espera da reunião da firma, no paquera (gente eu ainda falo paquera hahaha) e nas pessoas que não respondem a mensagem imediatamente.
Nos likes das redes sociais, na espera daquele resultado médico, nas contas para pagar. Enfim, existem mil situações que trazem gatilhos para a ansiedade.
E se agora sabemos que o povo brasileiro está dominando o primeiro lugar deste transtorno, o mínimo que eu posso fazer, é passar informações que te nutrem e podem te ajudar a sair destas estatísticas.
O Remédio está no que Você Come
Assim como existem diversos tratamentos para a ansiedade, um deles está muito próximo de você. E o melhor: é barato!
A alimentação é o que basicamente dá o tom da sua vida. Alimentos gordurosos nos deixam cansadas(os), sem ânimo e saturadas(os).
Os alimentos mais leves e frescos, nos dão energia, disposição e bom humor. Além disso, existem alguns alimentos que podem melhorar e diminuir a ansiedade.
Então, tome nota e tenha sempre algum desses por perto.
Banana
Colabora na produção de serotonina, um neurotransmissor que atua no cérebro regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade a dor e etc. Essencial para manter a ansiedade controlada.
Cacau 100% puro
Rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que melhora a produção de serotonina e contribui para aplacar a sensação de ansiedade. Só não vale comer a barra inteira, né?
|| Espinafre ||
Esse verdinho contém contém ácido fólico uma vitamina natural antidepressiva. Acho que o Popeye não sofria de ansiedade.
|| Frutas Cítricas ||
Apresentam vitamina C em abundância, que auxilia a reduzir a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenalina em reação a ansiedade e ao estresse. E como falamos nesse post aqui, se a vida tá difícil, chupe um limão!
|| Mel ||
Essa gostosura auxilia na produção de serotonina, ou seja, ela dá imediatamente uma sensação de bem-estar, diminuindo a ansiedade. Mas assim como o chocolate, não vale comer o pote todo. Duas colheradas por dia é o indicado.
Outro grande remédio contra as crises de ansiedade é o exercício físico. Não precisa nem ser uma academia ou alguma aula especifica, mudar alguns hábitos como caminhadas longas, subir escadas, carregar suas compras já é alguma coisa.
| via UOL
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário