Acontece
Descubra como você pode ajudar a combater e exterminar a fome
por Redação
Combater e exterminar a fome é possível, desde que, a gente plante boas sementes todos os dias.
A Caritas é uma associação católica humanitária que auxilia pessoas com as mais distintas necessidades mundo afora. Eles contibuem desde a doação de alimentos e roupas aos moradores de rua até a recolocação de desempregados no mercado de trabalho.
Em dezembro de 2013, a organização lançou a campanha One Humam Family, Food for All (Uma Família, Alimento para Todos), uma movimentação global com duração de 18 meses. O objetivo é exterminar a fome mundial até 2025 através da conscientização da população como um todo, independente da religião de cada um.
Entre as sugestões para o sucesso da programação, estão alternativas como arrecadar dinheiro para alimentar países de terceiro mundo. Incentivar e ensinar as pessoas a se alimentarem corretamente e não desperdiçar alimentos.Pressionar o governo para garantir o direito de alimentação de todos e explorar os programas já existentes da Caritas que oferecem alimentos às pessoas carentes.
“Enfrentamos um escândalo global que afeta um bilhão de pessoas – um bilhão de pessoas que sentem e sofrem com a fome diariamente. Não podemos simplesmente ignorá-lo e fingir que isso não existe”, declarou o Papa Francis.
No site da instituição, estão algumas medidas que todos podem seguir a fim de incentivar a campanha e fazer com que a fome diminua gradativamente. Entre as sugestões, estão:
- Fazer um abaixo assinado para que políticos regionais possam se mobilizar e atender questões urgentes de determinadas regiões no que diz respeito à fome;
- Optar por comprar produtos orgânicos e regionais, para incentivar a produção local e também a economia;
- Voluntariar-se para dar aulas de alimentação saudável – seja em escolas públicas ou espaços comunitários, podendo ensinar desde receitas para aproveitar melhor cada alimento até as propriedades que cada alimento tem a nos oferecer;
- Propor um mutirão para arrecadação e distribuição de comida para pessoas carentes ou famílias necessitadas;
- Prestar serviços sociais junto a ONGs – fazendo sopão ou mesmo distribuindo lanches para moradores de rua;
- Não desperdiçar comida em sua própria casa;
- Incentivar o cultivo de hortas comunitárias em parques ou praças próximos de sua moradia.
São medidas simples que todos podem, de alguma maneira, contribuir. Ainda temos alguns meses de campanha pela frente. Que tal começar a fazer a sua parte?
[Crédito de imagens: Caritas e FAO]
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário