Alimentação e Saúde
Descubra o que acontece com o seu organismo enquanto você masca chiclete
por Redação
Se você ainda acha que mascar chiclete faz mal apenas para os dentes, pare tudo!
Apesar deste hábito existir há centenas de anos (desde que os gregos antigos começaram a pegar resina aromática de árvores para refrescar o hálito), o chiclete traz diversos malefícios à saúde que superam a sensação de prazer.
O chiclete pode até ser gostosinho e bacana para o hálito, mas não para o seu organismo. Quando mastigamos os alimentos, o sistema nervoso envia uma mensagem ao sistema digestivo, que prepara o estômago para digerir o alimento que irá chegar, liberando o suco gástrico.
Este, contém ácido clorídrico, que possui um pH bastante baixo (em torno de 1,5). Se o alimento não chega (como ocorre quando mascamos chiclete), este suco gástrico não tem o que digerir e pode prejudicar as paredes do estômago a longo prazo.
A seguir, citamos alguns exemplos do que acontece com seu corpo enquanto você mastiga a goma.
Bactérias
A má notícia já começa quando você pega o chiclete com a mão e leva à boca. Enquanto mastiga, o processo de “produção” de bactérias é quase incessante.
Maxilar
Você pode danificar seu maxilar. Mascar uma goma pode prejudicar a mandíbula, causar dor de dente, de cabeça, de ouvido e muscular.
(nossa…!)
Digestão
Enquanto você mastiga o chiclete, você está aspirando o dobro da quantidade de ar para o seu estômago, o que pode causar cólicas, gases, bem como vírus que podem causar diferentes tipos de problemas de saúde.
Obesidade
Mastigar aumenta o apetite. Desta forma, você vai buscar alimentos, aumentar as calorias ingeridas e, consequentemente, ganhar peso.
Prefira uma balinha extra forte. Dos males, o menor, hm?
| via Healthy Food Star
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário