Alimentação e Saúde
Desejamos linhaça para a sua vida!
por Redação
Te desejamos linhaça! Inspire-se neste post.
De uns tempos para cá, alguns alimentos ficaram super conhecidos através da tal onda fitness. São os famosos “alimentos funcionais” como, o suco verde, claras de ovos, batata doce, chia, pimenta caiena e a linhaça.
A linhaça ta aí no mundo há muito mais tempo do que as academias. Sua planta tem origem na Mesopotâmia e data desde 5 mil a.C. A semente é considerada uma planta medicinal, também conhecida como Linho ou Linho-comum, e é muito utilizada para tratar infecções, como cistite ou estomatite.
No mundo da culinária, a dourada é a mais consumida. A marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido, porém, há quase sempre a presença de agrotóxicos na semente. Portanto, aconselhamos que você sempre escolha a dourada.
Para consumir a linhaça, há quatro formas diferentes:
1) Farinha de linhaça
Pode ser adicionada a sucos, saladas, frutas e iogurtes, e por já estar triturada, garante uma melhor absorção de todos os seus nutrientes, além de conservar as fibras.
2) Grão
Ao consumir em grãos, o ideal e mastigá-la muito bem para quebrar a casquinha. Sua casca é feita de celulose, o que impede a digestão, portanto, o melhor é triturá-la. Importante ressaltar que a linhaça só dura quatro dias na geladeira.
3) Óleo de linhaça
Quando é prensado a frio, ele se torna uma boa opção e pode ser utilizada em preparações prontas, como temperar saladas, por exemplo. Porém, esse óleo não pode ser aquecido nem prensado no calor, pois as altas temperaturas anulam as propriedades da linhaça. Falamos deste óleo aqui nesse post.
4) Suplementos
O consumo do óleo de linhaça pode ser manipulado em cápsulas. Normalmente, por conta da manipulação e de todo processo de encapsulamento, elas acabam sendo menos efetivas do que o alimento in natura, mesmo assim seu consumo dessa forma deve ser receitado por um médico nutrólogo.
O jeito mais comum de consumir, é pela manhã no café misturando-as em sucos, cereais, pães, iogurtes e em praticamente o que você desejar. O ideal são 4 colheres de sopa por porção.
| via Minha Vida
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário