Na Cidade Com Amor
Dicas para gastar menos na hora das compras
por Redação
Uma das melhores maneiras de gastar menos com comida, é evitar o desperdício dos alimentos que, muitas vezes, vão para o lixo antes do tempo. Para isto, há algumas situações que podemos evitar com pequenos gestos.
Um mau planejamento das refeições somado ao armazenamento inadequado de alimentos, são duas das causas que nos fazem ter a necessidade de jogar fora produtos, mesmo sem termos tocado neles, e portanto, vamos perdendo a oportunidade de gastar menos.
Se esta situação soa familiar para você, estas dicas vão te ajudar bastante. São gestos simples para você aproveitar ao máximo seu carrinho de compras e fazer seu bolso sorrir.
Tente fazer compra com dinheiro
Pode parecer complicado, mas funciona. Somos grandes compradores compulsivos, portanto, deixar o cartão de crédito em casa e sair às compras apenas com dinheiro, vai nos obrigar a termos mais consciência com o que gastamos e o que realmente iremos consumir.
Tente não ir às compras com fome
Esta é dica da vovó, rs, portanto, lembre-se: um estômago vazio sempre vai te empurrar a comprar mais comida do que você realmente precisa.
Organize as refeições de acordo com o que você já tem em casa
Antes de ir às compras, confira o que você tem na geladeira, freezer e despensa e faça sua listinha de forma racional para combinar o que você já tem com o que irá comprar.
Um lousinha é sempre bem vinda
Mantenha uma lista de alimentos que você compra em uma lousinha/plaquinha ao lado da geladeira. Observe e anote as sobras para você lembrar o que ainda tem para consumir. Assim, você pode acompanhar o que você tem armazenado e planejar as compras antes de ir ao mercado.
Compre frutas e verduras frescas na feira
Estes alimentos costumam ser colhidos e vendidos e, geralmente, duram mais. Também dá para comprar quantidades menores ao invés dos pacotes fechados dos supermercados. Assim, você obtém a quantidade exata que você precisa, evitando jogar alimentos no lixo.
Verifique a data de validade dos produtos
Para evitar a compra de alimentos que estão próximos de estragar, é bom você se habituar a olhar a data de vencimento. Busque as que estão mais distantes de vencer.
Em casa
Fique de olho nas frutas
Uma única fruta ou vegetal em mau estado, é suficiente para estragar o resto. Retire imediatamente os alimentos estragados. Antes de jogar fora, retire a parte que não dá para comer e adicione, por exemplo, no seu cereal matinal.
Evite a deterioração dos alimentos no congelador
Congelar alimentos é um ótimo método para prolongar a vida e mantê-los frescos. Ainda assim, se armazenados de forma inadequada, os congelados podem deteriorar. Evite esta situação e utilize sacos e recipientes projetados especialmente para freezers. Como eles são mais grossinhos, são suficientes para manter longe a umidade excessiva e odores indesejáveis.
Congele em pequenas porções
Quanto mais rápido o alimento é congelado, mais fresco está quando se descongela. Como grandes porções demoram mais para congelar, o melhor é optar por refrigerar quantidades menores. Se a comida estiver muito quente, espere um pouquinho antes de colocar no freezer.
Não lave antes de guardar
Lavar provoca o acúmulo excessivo da umidade em frutas e verduras, fazendo com que murchem, surja manchas marrons e mofos em frutas e vegetais. Lavar pode encurtar o tempo de armazenamento, por isso, não lave os alimentos antes de guarda-los.
Asse e congele antes que seja tarde demais
Se os legumes estão perto de estragar e você ainda não teve a oportunidade de utiliza-los, não jogue nada fora. Tente fazer uma fervura rápida ou assá-los para depois congelar em um saquinho ou recipiente adequado.
Aproveite as sobras
Sempre que puder, converta os alimentos em uma nova receita. Com um pouco de imaginação, você evita o desperdício e usa a criatividade para elaborar novos pratos.
Espero que este post tenha te trazido boas ideias para você começar já a gastar menos!
Compartilhe
Deixe um comentário
1 comentários
-
Por Dicas de Como gastar | setembro 5, 2017 às 23:06| Responder
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
[…] Fonte: comendocomosolhos.com […]