Na Cidade Com Amor
Dinamarca está prestes a tornar-se um país com agricultura 100% orgânica
por Redação
Com status de país com maior desenvolvimento e amplitude do comércio de produtos orgânicos, a Dinamarca também está prestes a se tornar a primeira do mundo a ter uma agricultura 100% orgânica.
O primeiro país a traçar metas para ter a totalidade de sua agricultura voltada aos orgânicos, foi o Butão, em janeiro deste ano.
Na Dinamarca, um dos projetos do atual governo, e com meta a ser concluída até 2020, é de um investimento de 35 milhões de euros para ampliar a agricultura ecológica e ter uma produção de alimentos totalmente sustentável. Para isso, a quantidade atual de terra cultivada de forma orgânica, será duplicada até o final do ano.
Para ter culhões para tomar uma atitude tão benéfica à todos os habitantes do país, a Dinamarca está há 25 anos aplicando leis sérias de proteção à natureza, às águas, e ao uso de defensivos e outros produtos agrícolas agressivos. A ocupação de áreas baldias, por exemplo, já está caminhando para a transformação em campos de produção de hortaliças sazonais.
Com 97% de reconhecimento da população sobre a importância de se alimentar com produtos de verdade e com procedência reconhecida, desde 2007, a exportação de produtos orgânicos na Dinamarca aumentou 200%.
A evolução alimentar do país abraça os dois lados:
1. O aumento da quantidade de terras agrícolas que usem agricultura biológica;
2. O estímulo de uma demanda maior para os produtos de origem comprovadamente orgânica e sustentável.
Uma das primeiras atitudes da Dinamarca será oferecer às escolas, cantinas e hospitais, 60% dos produtos de origem orgânica. Estas instituições públicas, que servem mais de 800 mil refeições todos os dias, terão seus cardápios 100% orgânicos.
Na educação, será feita uma reforma do sistema atual para incluir cursos de nutrição, alimentação saudável e agricultura natural.
Aplausos, Dinamarca!
| via GreenMe
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário