Acontece
Escoceses em luto: o melhor uísque do mundo vem do Japão
por Redação
O Whisky Bible é um guia voltado exclusivamente aos uísques, lançado pelo jornalista britânico Jim Murray em 2003. Anualmente, a publicação analisa cerca de 4,5 mil variedades da bebida e elege a melhor do ano.
Pela primeira vez desde seu lançamento, o grande eleito não foi nenhuma destilaria escocesa. Quem lidera o ranking é o japonês Yamazaki Single Malt Sherry Cask, da destilaria Suntory.
O uísque, que recebeu 97,5 pontos de um máximo de 100, custa US$160 a garrafa. Apenas 18 mil unidades foram produzidas no último ano.
A destilaria foi fundada em 1923 por Masataka Taketsuru. Sua paixão pelo uísque o levou a estudar química na Escócia. Ele se casou com uma escocesa, Rita, contrariando os desejos dos pais.
A história do casal, inclusive, virou série dramática, recém-lançada no canal japonês NHK.
Murray provou pessoalmente cerca de mil títulos de uísques citados nesta edição do guia. Segundo o expert, o japonês ganhou em disparada pelo odor audacioso requintado, o acabamento de coloração luminosa e o sabor provocativo de especiarias.
O jornalista também declarou sua insatisfação com as destilarias escocesas, revelando que elas perderam a humildade e apresentam maltes medíocres a preços superfaturados.
No último ano, inclusive, o volume de exportação da bebida escocesa caiu 11%. “Espero que sirva como alerta para que eles percebam que tem algo faltando em seus uísques”, disse Murray.
| via Manual do Homem Moderno
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário