Fotografia
Francesca Woodman: linda, jovem, fotógrafa e suicida (NSFW)
por Valéria Scavone
Um ego frágil e uma personalidade obsessiva coexistiam em Francesca Woodman, a fotógrafa americana que se suicidou em 1981, aos 22 anos de idade, deixando para trás muito mais do que a promessa de um misterioso talento.
Nus fantasmagóricos, jogos surrealistas e um prenúncio de suicídio. Woodman foi fruto de um forte casamento boêmio: ela ceramista e escultora, ele pintor e fotógrafo, que viram o retrato de família linda de se ver, ser destruído pela morte violenta de sua filha.
Francesca teve sua “morte marcada” 5 dias antes de seu pai, George Woodman, inaugurar sua exposição em Guggenheim, em Nova Iorque. Para adicionar mais drama à cena, ela dá um salto no breu de sua casa, no Lower East Side – Manhattan, e desfigura seu rosto bonito. Como um borro surrealista.
Francesca cresceu nos EUA e se formou na Itália, onde era rodeada de artistas, amigos de seus pais. Talvez o cenário Toscano não fosse o bucolismo preto e branco de seus cliques iniciados aos 13 anos, mas a expiração de sua beleza decadente.
No mundo de cá, ela nunca foi totalmente presente: uma moça não contemporânea que amava literatura vitoriana e gótica e usava roupas vintage. Foi chamada de feminista por seu trabalho arquitetar, muitas vezes, seu auto-retrato (provisório e incerto, que perde-se no momento em que está sendo definido) onde focava seios, pernas e imagens que alternavam entre o erótico e o menina-moça com um resultado visceral. Mas, na verdade, Francesca não era política e nem se interessava por isso.
A causa de um suicídio é sempre uma polêmica. Todos podem abordar a causa que imaginarem juntando fatos e conhecimentos sobre a decisão de determinada pessoa. Mas o mais provável, é que Francesca Woodman tenha vivenciado ao pé da letra a persona que criou. Uma resistência contra a cultura da conformidade e do puritanismo.
| via IdeaFixa
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário