Apimentadas
Guaraná Antarctica Black é propaganda enganosa
por Redação
De acordo com teste realizado pela Proteste Associação de Consumidores, o Guaraná Antarctica Black, lançado no último mês pela Ambev, é propaganda enganosa.
Divulgado como um refrigerante com o sabor tradicional do guaraná com açaí e frutas da Amazônia, a Proteste considerou a publicidade enganosa e fez denúncia ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e aos Procons de São Paulo e Rio de Janeiro.
Em nota, os órgãos de proteção ao consumidor exigem que o rótulo do refrigerante e as campanhas publicitárias que fazem menção ao açaí e às frutas da Amazônia, sejam alteradas, assim como a expressão “sabor açaí”.
De acordo com a Ambev, está no rótulo que o Guaraná Antarctica Black é composto por aroma natural de açaí. Na lata, o refrigerante é descrito como “Frutas da Amazônia: guaraná e sabor de açaí”.
Os ingredientes listados são: água gaseificada, açúcar, extratos de cenoura roxa e hibisco, extrato de guaraná, corante caramelo IV, acidulantes, ácido fosfórico e ácido cítrico, emulsificante goma acacia, aromatizante e regulador de acidez citrato de sódio.
A campanha, realizada pela agência DM9DDB, causou expectativa nos internautas nas redes sociais. No twitter, a marca fez com que a as pessoas utilizassem a hashtag #SeJogaNoEscuro, criou uma pré venda online onde o consumidor adquiria o produto às cegas e fez uma promoção com a prancha de Gabriel Medina utilizada no vídeo de divulgação. (Muita dedicação para enganar o consumidor!)
Com o resultado negativo, a Proteste pede ao Conar que seja feita uma contrapropaganda pela empresa para que seja esclarecido aos consumidores que o Guaraná Antarctica Black trata-se de propaganda enganosa.
Estamos de olho.
[Crédito das Imagens: Divulgação]
| via Estadão
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário