Chapa Quente
Jovem ganha bolsa de estudos na NASA pela criação de app que reduz gasto de água na agricultura
por Redação
Para começar a semana, gostaríamos de parabenizar Mariana Vasconcelos, a jovem de 23 anos que desenvolveu uma tecnologia para reduzir os gastos de água na agricultura. Como merecimento, Mariana ganhou uma bolsa de estudos dentro de uma unidade da NASA, no Vale do Silício, Califórnia.
Intitulado Agrosmart, a tecnologia desenvolvida no final de 2013 por Mariana Vasconcelos e mais 3 amigos (Raphael Tizzi, Thales Nivoleti e Anderson Casemiro), consiste em um aplicativo que conecta smartphones com sensores instalados na terra. Assim, os agricultores conseguem saber a quantidade de água exata necessária para fazer as irrigações.
Depois de instalado, a tecnologia torna-se capaz de comunicar-se com os agricultores, auxiliando, além do controle de água necessário, em informações de acordo com a necessidade da produção da terra otimizando recursos e ampliando a qualidade e a quantidade de produção.
Para sua curiosidade, segundo a Organização Mundial de Saúde, a agricultura é o setor que mais gasta água: cerca de 70% disponível no mundo todo, é direcionado à irrigação e, deste volume, 50% é desperdiçado durante o processo.
“Criamos essa solução porque acreditamos realmente que podemos melhorar a vida das pessoas no campo com o uso da tecnologia“, disse Mariana Vasconcelos.
Promovido pela faculdade FIAP em parceria com a Singularity University (SU) o concurso Call to Innovation 2015 desafiou os participantes questionando: Qual a sua proposta para resolver ou minimizar a crise de água em nosso planeta?
A resposta de Mariana Vasconcelos, junto com Anderson, Thales e Rapahel, com a apresentação do aplicativo inteligente que faz comunicação entre a terra de cultivo e os agricultores, venceu o prêmio que teve a participação de outras 562 cabeças pensantes.
A recompensa dá à jovem uma bolsa de estudos no valor de US$ 3o mil + passagem de ida e volta às instalações da NASA dentro da Singularity University, bolsa integral para um dos programas de MBA da FIAP e, durante o curso, alimentação e estadia na NASA Ames Research Center.
Fantástico!
Enquanto isso, a tecnologia Agrosmart está sendo acelerada pela Baita, em Campinas, e testada em duas fazendas. E Mariana, preparando-se para embarcar em mais uma oportunidade de sua vida, que começa em junho deste ano nas instalações da NASA, na Califórnia.
Parabéns, garota!
| via Estadão
Compartilhe
Deixe um comentário
3 comentários
-
Por diogo | agosto 15, 2017 às 11:52| Responder
-
Que mensagem gostosa!
Obrigada Diogo <3
Seja sempre bem vindo, sirva-se a vontade!
Beijos!Por Valéria Scavone | agosto 15, 2017 às 17:10| Responder[…] Fonte: Comendo com os Olhos […]
Por Site Comendo com os | maio 5, 2015 às 10:10| ResponderDeixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
-
Adorei seu site. Parabéns pelo conetudo. Vou continuar seguindo seu site. Abraço e sucesso