Acontece
Lei obriga escolas municipais de SP a incluir alimentos orgânicos no cardápio
por Valéria Scavone
Crianças e adolescentes das escolas municipais de São Paulo agora terão a oportunidade de se alimentarem melhor. No último dia 18, o prefeito Fernando Haddad sancionou a lei municipal que obriga a inclusão de alimentos orgânicos ou de base agroecológica na alimentação escolar.
Com mais de 2 milhões de refeições gratuitas diárias, a nova Lei tem como objetivo a melhoria da qualidade alimentar e o fortalecimento da agricultura familiar garantindo a alimentação saudável nas merendas escolares.
Desde o início de 2013, ações que promoviam a melhora da alimentação nas redes de ensino pública com medidas adotadas pelo Departamento de Alimentação Escolar (DAE), já vinham sendo aplicadas. Agora, com a nova lei, a distribuição de alimentos orgânicos para crianças e adolescentes nas escolas, torna-se política de Estado, independente da mudança de governo.
Para a nova medida, o município está disposto a investir 30% a mais na alimentação, garantindo a compra de produtos saudáveis e estimulando a cultura da agricultura familiar e agroecológica. “É óbvio que não conseguiremos comprar orgânicos no mesmo preço que o alimento produzido em latifúndios. Por isso, é preciso uma autorização legal para que pagando um pouco a mais, seja possível ir introduzindo o alimento orgânico nas escolas e fazer com que as crianças fiquem mais saudáveis“, observou Fernando Haddad.
Entre os alimentos orgânicos, está na lista de aquisição da prefeitura: sucos de uva e laranja integrais, arroz orgânico, feijão carioca, arroz parboilizado, carne suína e bananas nanica e prata.
A Lei, articulada pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comusan) e de autoria dos vereadores Gilberto Natalini, Ricardo Young, Goulart, Nabil Bounduki, Dalton Silvano e Toninho Vespoli, foi aprovada no dia 11 de fevereiro e publicada no Diário Oficial da Cidade no dia 18 de março, após sanção do prefeito Fernando Haddad.
Alimentar as crianças com produtos orgânicos é sinônimo de uma população mais saudável, mais viva e mais capaz de assimilar aprendizado para um futuro melhor.
Boas notícias como esta merecem aplausos! Parabéns, São Paulo <3
| via Prefeitura de São Paulo
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário