Faz e come (DIY)
Os brutos também comem Lamen: em busca da receita perfeita
por Redação
Entre a cozinha da Casa Cardozo, meu antirrestaurante em Porto Alegre, e o mundo da gastronomia, existe muita coisa para descobrir. Esse ano fiz algumas viagens em busca de novos sabores e experiências gastronômicas. Aproveitei a oportunidade para desbravar o maravilhoso mundo do lamen.
O lamen foi introduzido no Japão pelos Chineses. O prato, uma combinação de várias texturas e sabores, se tornou muito popular e ganhou o mundo. Porém, para prepará-lo, eu diria que o melhor é ter nascido no Japão ou ter um bom mestre de origem nipônica.
Cada restaurante tem sua receita, mas o segredo é um só: o preparo de caldo perfeito! Pode ser missô, shoyu ou shio. Sempre prefiro o tonkotsu, caldo de ossos de porco.
Mas fique calmo, tenho certeza que qualquer que seja sua escolha, será uma descoberta de sabores muito além dos sushis e sashimis, dos restaurantes brasileiros…
Então vamos aos restaurantes, começando pela capital do Japão no Brasil: restaurante Aska de São Paulo.
Se você está visitando ou mora em São Paulo, não perca a oportunidade de conferir o Aska, vale muito!
A fila, por vezes, é maior que de algumas casas de lamen em Tokyo e o restaurante possui algumas regras pouco habituais para os desavisados, mas o que interessa é a tradição e qualidade. O endereço? Na Liberdade, é claro!
Pedi um tonkotsu lamen, que é feito com caldo de ossos de porco e estava muito bom. O prato é bem grande e um pouco de concentração é importante para vencê-lo em menos de 30min, segundo uma das regras da casa…
Aumento o ritmo da viagem e vou parar em Buenos Aires, Argentina. Aqui descubro uma pequena casa de lamen no bairro de Palermo. O proprietário, depois de trabalhar em restaurantes nos EUA, resolveu abrir sua própria casa: Fukuro Noodle Bar.
Pedi um #KeepItRealRamen, que era o equivalente “porteño” ao tonkotsu lamen. Também muito bom, mas senti a falta da escola oriental, faltou tradição. Por outro lado, sobrou bom atendimento, design e modernidade. Gostei da experiência…
Novamente no Brasil, em Curitiba, a vez é do Lamen House.
Uma casa, sem muita pretensão, no bairro Água Verde. No dia em que eu estive lá, a mesma pessoa que recebia na porta, montava os pratos, servia a mesa e ainda cobrava a conta. Chef Tatsuya Sodeyama, praticamente um gênio, só não falava muito bem o português, algo que não importou nem um pouco.
O cardápio não tem a opção de tonkotsu lamen. Mas sabe como é, sorte existe e é para ser saboreada. Nesse dia o especial da casa era o Tonkotsu!
Mesmo com o dia quente, comi como se não houvesse o amanhã e senti como se estivesse no céu. Um lindo céu oriental, muito parecido com as melhores cenas de Akira Kurosawa…
Como eu disse antes, é uma busca pelo lamen perfeito (fora do Japão) e nessa primeira parte da busca, o argentino não me convenceu, o paulista é maravilhoso (já estou com saudade!), mas o curitibano é dos deuses.
Faça a sua busca, ache o seu lamen perfeito e envie suas dicas. Prometo conferir de perto.
Lamen House
Rua Petit Carneiro, 272 Água Verde – Curitiba – Brasil
Aska
Rua Galvão Bueno, 466 Liberdade – São Paulo – Brasil
Fukuro Noodle Bar
Calle Costa Rica, 5514 Palermo – Buenos Aires – Argentina
O preço dos pratos variou de R$ 15,00 a R$ 22,00.
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário