Curiosidade
Panela de barro: é legal ter em casa, mas melhor ainda é saber usá-las
por Redação
Panela de barro, é um dos mais tradicionais utensílios da cozinha brasileira dão sabor e charme às refeições.
Ideais para serem levadas às mesas, esta peça acaba, comumente, virando objeto de consumo em viagens pelo Brasil afora.
Fabricadas artesanalmente, as panelas de barro ficam lindas como adornos, mas na hora de usá-las, a grande maioria coça a cabeça.
Como já me peguei nesta situação algumas vezes, decidi pesquisar sobre o uso destas panelas e compartilhar um pequeno manual para que, na próxima vez, vocês divem na cozinha com os melhores sabores provenientes deste utensílio histórico.
Você pode cozinhar qualquer alimento na panela de barro, mas este utensílio é ideal para cozinhar caldos, como a moqueca, por exemplo, por manter o alimento aquecido por mais tempo do que as panelas convencionais.
A seguir, o manual para você usar corretamente sua panela de barro:
Cura
– Além de segurar a cor e evitar rachaduras, ela garante que o gosto da comida não fique estranho quando a panela é usada pela primeira vez. A exceção é a panela de barro vidrada, que já é especialmente preparada durante o processo de fabricação.
– O primeiro passo para a cura é limpar a panela com água e sabão neutro. Você pode usar uma escova, se preferir.
– Ligue o forno a 210 graus Celsius e, enquanto aquece, besunte a panela já limpa com óleo de cozinha, por dentro e por fora, utilizando um guardanapo de papel ou papel toalha. Em seguida, coloque-a no forno bem quente, até sair uma fumaça preta. Desligue o forno, espere esfriar e lave-a novamente.
– Outro método mais simples de cura consiste em passar óleo por dentro e por fora da panela, acrescentar água e deixar ferver em fogo brando. Depois que a água ferver, a peça está pronta para o uso.
Curiosidade: Na Bahia, o pessoal costuma fazer o mesmo processo substituindo o óleo de cozinha por uma mistura de azeite de dendê e farinha.
Manutenção da Panela de barro
– É necessário limpar bem a panela de barro e retirar todos os resíduos. Portanto, após o uso, deixe-a de molho por cerca de uma hora e, em seguida, lave com esponja e sabão neutro.
ATENÇÃO: nunca utilize palha de aço! O uso nas panelas de barro é proibido, ok?
– Depois de lavada, seque com pano seco. Para evitar que mofe, guarde as panelas destampadas.
DICA: para deixar o utensílio sempre limpo, recomendo que, uma vez por mês, você aqueça a panela em fogo brando. Quando ela estiver quentinha, jogue água fervendo. Este processo faz com que a panela puxe toda a gordura saturada.
Armazenamento
– Nada de guardar as panelas de barro em locais úmidos, como debaixo da pia. De preferência, coloque-as em lugares onde o ar circula, como estantes e prateleiras abertas.
– Para não correr o risco das peças lascarem ou trincarem, evite empilhá-las. Se isto acontecer, o barro, que ainda não foi curado, fica exposto e inutiliza a panela.
Uso da Panela de Barro
Para finalizar, vale lembrar que a comida feita na panela de barro tende a ser mais saborosa porque, mesmo depois de desligada, o cozimento do alimento continua. Outro ponto importante para alertá-los, é que o aquecimento inicial da peça é mais lento e varia de acordo com a espessura do barro.
Pronto! Agora você já pode esbanjar habilidade, tirar suas peças da prateleira e preparar uma bela refeição com o sabor único que só as panelas de barro podem oferecer.
| via Revista Gula
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário