Alimentação e Saúde
Peixe, o alimento que beneficia o corpo inteiro
por Redação
Você sabia que o Brasil tem cerca de 9 mil quilômetros de litoral e é a maior reserva de água doce do planeta, representando 13% do total mundial? Agora pense na quantidade de peixes que faz parte disso tudo.
Mesmo com esta fartura, os brasileiros ainda consomem 25% a menos do que o ideal para o organismo (fonte IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). Segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), a quantidade recomendada por ano é de 12 quilos por pessoa. Mas os resultados mostram que consumimos apenas 9 quilos.
De acordo com recomendação de Anita Sachs, professora de medicina preventiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), “É muito importante tentar reverter essa situação, incluindo os pescados mais vezes no cardápio. Seu organismo será o maior beneficiado”.
Além de serem nutritivos, leves e saborosos, os peixes oferecem diversos benefícios à nossa saúde e faz bem para todas as partes do corpo: são ricos em proteínas de alto valor biológico e tem ômega-3, um ácido graxo importante para a prevenção e o tratamento de doenças cardiovasculares.
Também são excelentes fontes de vitaminas A, E, D e B1, possuem minerais importantes como o sódio, potássio, magnésio, cálcio, ferro, fósforo, iodo, flúor manganês e cobalto. Ufa! A lista é grande e para quem busca uma opção de vida mais saudável, os peixes devem fazer parte da dieta de uma vez por todas. Eles vão bem com legumes, batatas e saladas, come-se frio ou quente, com molhos, etc. Dá para ir longe com a imaginação.
Pensando em instigar você a fazer parte da estatística que atinge a média de consumo de 12 quilos por ano recomendada pela Organização Mundial de Saúde, vamos citar alguns peixes e os benefícios que eles trazem para diferentes partes do organismo. Vamos lá?
Olhos
Bacalhau, enguia e atum
Benefícios: Os três são ricos em vitamina A, que é excelente para o bom desempenho das funções oculares e é responsável por transferir sinais luminosos para o cérebro, o que contribui para a visão noturna.
Coração
Salmão, linguado, sardinha, atum, robalo, arenque e pintado
Benefícios: Por conterem ômega-3, o consumo destes peixes faz bem para o coração porque atua na manutenção da saúde do sistema cardiovascular, diminuindo as taxas do mau colesterol (LDL( e impedindo que as placas de gordura grudem nas paredes das artérias.
Sistema imunológico
Sardinha, anchova e salmão
Benefícios: ajuda a prevenir doenças, já que possuem altos índices de ômega-3 e, por consequência, propriedades anti-inflamatórias.
Pele
Truta, linguado, atum e arenque
Benefícios: Os quatro peixes possuem alto teor de vitamina B12, responsável por proporcionar a beleza da pele e equilibrar a oleosidade. A falta desta vitamina no organismo, leva à anemia.
Ossos
Salmão, arenque, bacalhau e atum
Benefícios: Ricos em fósforo, um mineral essencial para a boa formação dos ossos. Possuem, também, bons índices de vitamina D, que estimula a absorção de cálcio pelo intestino.
Cérebro
Arenque, sardinha, robalo, atum, bacalhau, salmão, pintado e cavala
Benefícios: Mais uma vez, o protagonista dos peixes: ômega-3. Estes peixes são ricos neste nutriente, que é fundamental para turbinar a memória, já que o ácido graxo estimula a produção de novos neurônios.
Ótimas indicações, heim? Agora, para você comprar os peixes direitinho, vamos te explicar como faz para escolhe-los. Vale lembrar que esta etapa é a mais importante para que você faça compras com conhecimento sobre o peixe que você está escolhendo para que seu corpo desfrute de todos os benefícios. Olha só:
– É fundamental que as guelras (brânquias) estejam vermelhas e úmidas.
– Atente-se aos olhos: não devem estar sem brilho (opacos) nem fundos.
– Escama: sempre firme e brilhante. Se soltar com facilidade, não compre!
– Só compre se a carne estiver firme.
– Se o cheiro estiver muito forte, desconfie.
Com estas dicas, esperamos que você desperte um interesse maior em comer diversos tipos de peixe e abusar da criatividade na cozinha.
:)
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário