Na minha cozinha
Pequeno Guia Afetivo de Comida de Rua de Salvador
por Redação
Pense num guia afetivo que traz todas as preciosidades da capital brasileira mais amada!
Em Salvador, a comida de rua faz parte da história da cidade. Tem a baiana do acarajé que sobe e desce ruas e vielas oferecendo seus quitutes, tem os carrinhos de milho e isopores de picolé dos ambulantes próximos às praias.
Pessoas que diariamente preparam as comidinhas logo cedo e passam o dia andando de um lado para o outro comercializando suas delícias.
Pessoas que são vistas diariamente por outras pessoas da cidade e assim nascem vínculos, clientes, amigos.
Mais do que integrar o contexto histórico e cultural de Salvador, esses profissionais representam um conjunto inestimável! Valores, tradições, saberes, identidades, escolhas e formas de viver impressos em cada comida comercializada.
Pensando nisso, a dupla de artistas Poro desenvolveu o Pequeno Guia Afetivo de Comida de Rua de Salvador, disponível para download gratuito.
São pouco mais de 30 páginas com textos assinados por Marcelo Terça-Nada e ilustrações de Brígida Campbell.
O objetivo da publicação é ressaltar a importância e diversidade da comida comercializada nas ruas de Salvador. No guia, é citado além da culinária, a história e tradição dos pequenos pratos típicos regionais.
Comidinhas como Abará, Bala de Coco, Biscoito de Goma, Caldo de Sururu, Escondidinho, Geladinho, Maniçoba, Nego Bom, Passarinha e Rolete de Cana estão dispostos em ordem alfabética.
Em uma mistura de glossário e dicionário informal, o guia afetivo faz um recorte, fruto de mapeamento realizado a partir de inúmeras caminhadas por Salvador.
O guia conta um pouco de como a origem das palavras se mistura à origem dos ingredientes e dos modos de fazer. Além disso, explica como palavras de línguas como o tupi-guarani, ioruba, jeje, quimbundo, árabe e latim se juntaram a jogos de palavra do português para batizar essas comidas.
Nomes que se perpetuaram como formas de mesclar culturas.
O resultado é uma publicação que agrada não apenas os baianos, como todo apreciador de gastronomia regional. Uma aula de história passada através de deliciosas comidas.
[Crédito de imagens: Pequeno Guia Afetivo de Comida de Rua de Salvador]
| via Catraca Livre
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário