Alimentação e Saúde
Programe seu cérebro para comer bem
por Redação
Se você pode optar por comer duas coisas, qual seriam? Uma pizza de seu sabor favorito ou uma salada de folhas verdes com tofu e quinoa e um suco verde? Qual você escolhe?
Provavelmente a primeira opção, certo? E este é um dos maiores problemas que enfrentamos quando pensamos em comer bem. Mas um estudo recém-publicado pela revista científica americana Nature mostra que é possível programar o cérebro para preferir alimentos saudáveis.
Cientistas recrutaram 13 voluntários obesos ou com sobrepeso. Metade do grupo manteve sua alimentação habitual. Enquanto o restante cortou mil calorias diárias, adotando uma dieta balanceada e contando com acompanhamento de um grupo de apoio.
Inicialmente, todos foram submetidos a uma ressonância magnética. Enquanto isso, viam imagens de comidas açucaradas e gordurosas – ativando a parte do cérebro associada ao prazer e à recompensa.
Seis meses depois, o exame foi refeito e os participantes engajados na dieta – que emagreceram entre 2 e 6kg – tiveram novos resultados. O prazer foi associado às comidas saudáveis.
Os estudos indicam que, ao seguir uma dieta equilibrada, com o passar do tempo, nosso próprio organismo estabelece novas vontades e necessidades. Estas vontades, já não mais associadas às comidas gordurosas.
Sendo assim, vale fazer o teste em casa mesmo. Que tal se auto programar para desejar a saladinha ao invés da hambúrguer?
| via Nature News
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário