Arte e Expressão
Você é o que tem na sua pia
por Valéria Scavone
Cozinha, o coração da casa. É nesse lugarzinho especial que todos se transformam em magos do fogão. Seja para preparar um ovo cozido ou para salpicar os temperos de longe nas panelas do fogão à lenha.
A pia, não menos importante, é a parte íntima da cozinha. Lava-se, corta-se, tempera-se, banha-se, apoia-se. Ao observá-la, é possível fatiar fino e chegar à uma perspectiva sobre a personalidade das pessoas.
Principalmente se estas pessoas forem mais velhas, com suas identidades constituídas há tempos na vida. O que começou como uma documentação da população idosa de Londres, pelo fotógrafo Claude Savona, transformou-se em uma tipologia de pias de cozinha.
Ao ser recebido de portas abertas pelas senhoras e senhores britânicos, Savona diz: “Encontrei um espaço que era mundano e esquecido”.
Na série “The Kitchen Sink”, o fotógrafo diz ter ficado fascinado com o que as pessoas escolhem para dispor nas pias: “A pia diz muito sobre os valores sociais, psicológicos e estéticos de cada pessoa”.
A articulação dos bens materiais sob o ponto de vista de Savona, mostra que os objetos dispostos complementam a transmissão da personalidade de quem está ali na pia de costas para nós e de frente para a janela – uma mistura entre espaço público e privado.
[Crédito das Imagens: Claude Savona]
| via Feature Shoot
Compartilhe
Deixe um comentário
1 comentários
-
Por Jaime | novembro 26, 2015 às 19:42| Responder
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Me interessei pelo assunto. Bacana.