Curiosidade
5 curiosidades sobre a berinjela
por Redação
De acordo com historiadores, a berinjela tem origem Índia e seu cultivo data mais de 4 mil anos. De polpa macia e com uma película lisa e lustrosa, este legume pertence à família do pimentão e apresenta-se nas cores roxa, vermelha e branca, a mais rara de todas.
Rica em proteínas, vitaminas A, B1, B2, B5 e C, minerais e alcalóides, a berinjela é indicada para prevenir alguns males. Dentre eles, fluxo sanguíneo, artrite, além de apresentar bons resultados no combate à gota, reumatismo e diabetes. É digestiva, nutritiva e laxante, por isso, é bastante indicada nos casos de desnutrição, indigestão e prisão de ventre.
Na culinária, a berinjela é bastante versátil podendo ser preparada cozida, frita, assada ou grelhada. Vai bem com pimentão, tomate, cebolas e azeitonas e é um ótimo acompanhamento para carnes e servidas como entradas.
No mais, a berinjela possui algumas curiosidades que talvez você ainda não saiba, pelo menos até agora. Confira:
1. Sementes Nicotinadas
Pasmem: as sementes da berinjela contém nicotina, considerada, assim, o alimento com maior quantidade desta substância. Inclusive, é a nicotina presente na berinjela que dá ao legume o sabor amargo.
Cada 100 gramas de berinjela possui o equivalente a 0,01 mg de nicotina. Mas não se preocupe, porque a quantidade de nicotina presente neste legume não está nem perto da concentração encontrada em cigarros ou em tabacos, portanto, não oferece risco nenhum à saúde.
2. Faz bem para o cérebro
A berinjela possui nasunin, um antioxidante que ajuda a proteger os lipídios e as células contra os radicais livres, que podem causar danos pelo processo de oxidação. Por ser rica em Vitamina B, também ajuda na saúde do sistema nervoso, na regulação da fadiga mental e, ainda, melhora o humor.
3. Origens orientais
Apesar de sua forte associação com a cozinha italiana e mediterrânea, a berinjela originou-se na Ásia com variedades selvagens que ainda são encontradas em uma vasta região da Índia e no sul da China. Inclusive, é na China que registra-se a maior quantidade de berinjela produzida por ano: cerca de 28 milhões de toneladas.
4. Lenda urbana: a berinjela “enlouquece”
No século IX, depois da berinjela fazer seu caminho na culinária indiana, surtou-se um mito de que o legume enlouquece. Nesta época, médicos árabes advertiam que o consumo da berinjela poderia causar melancolia, problemas no fígado, inflamações na boca, câncer e sardas (!). Mas é tudo mito. Salvo a possibilidade de enlouquecer com esta imagem de berinjela gratinada com queijo…!
5. Cresce rapidinho
Do plantio à colheita, leva-se apenas 60 dias para chegar ao seu prato.
Se você ama berinjela, não se acanhe e confira nossa receitinha incrível feita com molho de tomate. Para tomar nota, clique aqui.
[Crédito de Imagens: The Daily Meal]
| via The Daily Meal
Compartilhe
Deixe um comentário
1 comentários
-
Por Vanessa | maio 23, 2017 às 21:07| Responder
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Show.