Faz e come (DIY)
A bruschetta e a felicidade de fazer você mesmo
por Redação
Com aquele bom papo que nem sempre tive, mas hoje ostento como sendo algo que já nasceu comigo, acabei escrevendo meu primeiro artigo, aqui no Comendo com os Olhos, sobre a Casa Cardozo (meu antirrestaurante), sobre ser um cozinheiro, sobre essa escolha, sobre aquela outra, mas e a comida? Porque eu sei que vocês gostam é de comida!
Resolvi pegar leve no começo e apresentar uma receita fácil, honesta e que pode matar a fome das pessoas que são mais chegadas em comer bem, do que propriamente passar horas cozinhando.
Vamos de bruschetta!
O termo bruschetta deriva de palavras italianas que significam tostar, tostado ou torrado. Foi o que eu ouvi falar.
A bruschetta é um antepasto italiano feito à base de pão. O uso do pão italiano faz toda a diferença (rústico e de casca dura), mas você pode usar ciabatta ou qualquer pão de massa consistente e boa casca.
A bruschetta é tostada, na grelha ou no forno, com azeite de oliva e depois “esfregada” com alho. Simples assim.
Tradicionalmente não tinha adição de cobertura, como tomate, queijo e outros ingredientes que costumamos incluir hoje em dia.
Com o passar dos anos e a “evolução” da gastronomia, a bruschetta passou de um alimento criado pela necessidade de camponeses italianos (que usavam o pão velho e azeite) e tornou-se uma iguaria.
Isso elevou seu status e incentivou muitos cozinheiros, pelo mundo todo, a adicionar novos ingredientes. E o resultado disso vocês sabem, algumas vezes é bom, outras nem tanto.
A receita, preparada na Casa Cardozo antirrestaurante, é de Bruschetta Caprese:
|| Bruschetta Caprese ||
Ingredientes (para 4 porções):
- 4 fatias de pão italiano
- 1 dente de alho descascado
- 100g mozzarella de búfala
- 4 colheres de sopa de azeite de oliva
- 12 tomates-cereja
- 12 azeitonas pretas sem caroço
- 12 folhas de manjericão fresco
- 1 colher de chá de orégano seco
- sal
Como faz:
Em uma tigela, misture o tomate-cereja (cortado em quatro), as azeitonas pretas (cortadas ao meio), a mozzarella (em pequenos pedaços), orégano e uma pitada de sal. Grelhar o pão, regado com metade do azeite, até tostar. Depois, esfregar o dente de alho em toda a volta da casca do pão. Divida a mistura entre os pães grelhados, cubra com folhas de manjericão e regue com a outra metade do azeite de oliva.
Sim, é isso mesmo! O pão é tostado apenas com azeite, a cobertura vem depois e você comerá em temperatura ambiente. Esfregar o dente de alho no pão é fundamental e tomates bem maduros fazem toda a diferença.
Prato muito democrático, você pode usar os ingredientes que tiver em casa. Ótimo para servir os amigos, a pessoa amada ou uma rápida refeição para os que moram sozinhos.
O importante é que fazer a própria bruschetta, vai te deixar muito mais feliz.
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário