O Corpo Come
A halitose atinge cerca de 30% dos brasileiros. Aprenda a previni-la
por Adele Grandis
De acordo com dados fornecidos pela Associação Brasileira de Halitose (ABHA), cerca de 30% dos brasileiros sofrem com o mau hálito – o equivalente a quase 50 milhões de pessoas. Existem, aproximadamente, 60 causas diferentes para a halitose, mas a maioria dos casos está relacionada à alimentação.
Comidas gordurosas, por exemplo, são ricas em enxofre e caso não sejam bem metabolizadas podem gerar gazes por conta da fermentação bacteriana. Parte desses gases é eliminada pelo pulmão, saindo o odor no ar expirado.
Já as bebidas alcoólicas alteram a flora intestinal, desidratando o organismo e causando o aumento de descamação de células da mucosa bucal, alterando a resposta neurológica do indivíduo e causando, entre outras coisas, o mau hálito.
Quem recorre às dietas alimentares restritivas, nas quais passam mais de três horas sem se alimentar, também sofre com o problema, uma vez que a queima de gordura do organismo provoca a liberação de compostos voláteis mal cheirosos via pulmonar – pela respiração.
Outros alimentos, que possuem aditivos químicos (o caso da cerveja e do vinho) e aqueles com cheiro forte ou alto teor de enxofre (como o alho, a cebola e alimentos doces) contribuem ainda mais para a halitose.
Da mesma forma, determinados alimentos auxiliam no combate ao mau hábito. Os amargos, como ervas, auxiliam a estimular o fluxo de saliva. Ou seja, mastigar folhas de salsa ou hortelã, anis ou sementes de erva-doce pode refrescar o hálito.
As frutas também servem como detergentes. Laranja, maçã, melancia, uva e tangerina ajudam na limpeza da cavidade bucal, no bom transito intestinal e na manutenção do pH bucal. Já as frutas secas, apesar do açúcar, contribuem como fonte de fibra e favorecem o hálito.
Enquanto o gengibre, além de estimular a salivação, auxilia ainda o processo digestivo e a água tem papel fundamental, sendo imprescindível para o bom funcionamento do organismo e auxiliadora do bom hálito – especialmente se combinada aos outros alimentos citados acima.
Outras causas comuns da halitose são o cigarro e a falta de higiene bucal adequada. Em geral, o mau hálito é passageiro, causado por certos alimentos, bebidas, fumo ou escovação dental ineficiente e pode ser sanado através de uma boa higiene bucal, da restrição de determinados alimentos e da abstenção do álcool e do tabaco.
Se o mau hálito permanece mesmo com os devidos cuidados, o ideal é procurar um médico, uma vez que ele pode ser um sintoma de algo mais grave e estar associado a outras doenças como insuficiência renal, distúrbios do fígado e diabete.
Compartilhe
Deixe um comentário
1 comentários
-
Por Marta | maio 25, 2017 às 21:22| Responder
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Quantas informações relevantes, a Halitose é um mau que prejudica muito as pessoas, dentro da vida pessoal e profissional, seu conteúdo é relevante falando da importância da alimentação, as bebidas que também estimulam a Halitose, isto sem falar do cigarro e a falta de Higiene Bucal. Parabéns, gostei muito do conteudo e vou lhe acompanhar.