Alimentação e Saúde
A importância da alimentação consciente para os adolescentes
por Redação
Adolescentes precisam comer de forma que a energia disponível nesta fase seja proporcional a ingestão de alimentos necessária.
Neste post, você vai se informar de princípios essenciais que os adolescentes precisam para se manterem felizes e saudáveis, além de dicas úteis para estimular uma relação positiva com a comida.
Com uma presença cada vez maior nas redes sociais, nossos adolescentes estão sob mais pressão do que nunca, especialmente quando se trata de imagem corporal e alimentação. A adolescência marca o início da independência, mas quando se trata de alimentação, isso pode funcionar a favor ou contra a obtenção de uma dieta saudável e equilibrada.
O que é uma dieta balanceada para adolescentes?
Esta década é uma época de grandes ajustes – as mudanças na forma corporal e nos níveis hormonais impõem exigências adicionais à nutrição.
Embora a quantidade de energia que um adolescente necessita seja importante, o equilíbrio de sua dieta também o é, que deve incluir:
- Proteínas, como carne, peixe (incluindo a variedade oleosa), ovos, feijão e leguminosas
- Frutas e legumes, com um mínimo de 5 porções por dia
- Carboidratos ricos em amido, como batata, pão, macarrão e arroz – optando por versões integrais sempre que possível
- Laticínios ou alternativas fortificadas à base de plantas
- Algumas gorduras e óleos
Embora populares, os refrigerantes, doces, confeitaria, biscoitos, pastelaria açucarada e sobremesas são ricos em “açúcares livres” adicionados e muitas vezes contêm gorduras de má qualidade. Independentemente da nossa idade, só devemos desfrutar destes alimentos de vez em quando.
Como posso ter certeza de que meu filho come bem?
Os adolescentes têm muito que enfrentar – exames, stress social, exposição a formas corporais não reais, fast food, álcool e tecnologia, para não mencionar o turbilhão de hormônios, emoções e mudanças corporais que destroem a sua confiança e bem-estar.
Nutricionalmente, eles têm uma necessidade maior de energia, proteínas e gorduras saudáveis, bem como de vitaminas e minerais.
Apesar disso, na maioria das vezes, seu filho adolescente vai querer apenas pastar ou fazer um lanche rápido, em vez de fazer uma refeição adequada.
Uma resposta para isso é garantir que haja muitas opções saudáveis à mão – queijo e biscoitos verdadeiramente saudáveis, torradas com manteiga de nozes, iogurte com frutas e um pouco de chocolate amargo de boa qualidade.
E quanto à ansiedade dos adolescentes em relação ao peso e à forma do corpo?
A adolescência pode desencadear ansiedade em relação à comida, especialmente aqueles alimentos que são considerados muito calóricos, que engordam. Tente não impor a ideia de que um único alimento é “bom” ou “mau”, ou que o alimento é uma recompensa ou guloseima, porque isso pode criar uma associação emocional com esse alimento.
Ao invés disso, mantenha-se positiva em relação a todos os alimentos e ajude-os a aumentar a sua confiança, introduzindo novos ingredientes e incentivando-os a preparar alimentos e a cozinhar para si e para o resto da família.
Se os adolescentes estiverem restringindo calorias, eliminando os principais grupos de alimentos ou cortando a ingestão de gordura, carboidratos ou proteínas, isso pode ter um efeito adverso na fertilidade futura e na saúde óssea.
Se você acha que seu filho adolescente pode ter uma relação pouco saudável com a comida, consulte seu médico o mais rápido possível. Para obter mais informações sobre transtornos alimentares, clique aqui.
Quais nutrientes podem ser deficientes na dieta de um adolescente?
Embora a maioria das pessoas consiga obter todo o ferro de que necessita através de uma dieta variada e equilibrada, a deficiência de ferro é comum, especialmente entre as adolescentes menstruadas.
O crescimento rápido, aliado ao estilo de vida e às escolhas alimentares inadequadas, pode resultar em anemia por deficiência de ferro, que pode fazer com que os adolescentes pareçam e se sintam cansados, tenham falta de concentração e afetem o desenvolvimento mental e físico.
Alimentos ricos em ferro incluem carne vermelha magra, ovos, lentilhas, cereais matinais fortificados, damascos secos, figos, nozes, espinafre, couve, brócolis, agrião, aveia e sementes.
Se você suspeitar de deficiência de ferro, consulte o seu médico de família, pois ele poderá realizar um simples exame de sangue para confirmar se isso é relevante.
Meu filho adolescente tem acne, a dieta pode ajudar?
A condição da nossa pele é influenciada por uma série de fatores, com a dieta e o estilo de vida desempenhando um papel importante. Manchas desagradáveis e vermelhidão podem ser angustiantes em qualquer idade, mas especialmente quando você é adolescente. A acne é comum nessa idade e está associada a alterações nos níveis hormonais na puberdade.
A boa notícia é que a dieta pode realmente ajudar. Comer muitas frutas e vegetais coloridos, obter proteínas adequadas de carnes magras, peixes, ovos, feijões e leguminosas e escolher gorduras saudáveis, como os ácidos graxos ômega-3 em peixes oleosos, nozes e sementes, pode fazer uma enorme diferença. Combine isso com a eliminação de junk food, bem como de alimentos com alto teor de açúcar.
E sobre as bebidas?
Mesmo a desidratação leve pode afetar o humor, a concentração e fazer com que a pele pareça seca e cansada. Os especialistas recomendam beber de seis a oito copos de líquidos hidratantes por dia. Todos os líquidos contam para esta dose diária, mas a água é o melhor.
No Reino Unido, quase um terço (29%) do “açúcar grátis” de um adolescente provém de bebidas gaseificadas, como a cola. Estes devem ser reduzidos ao mínimo porque são uma importante fonte desses açúcares adicionados. Consumir muitos deles apresenta vários riscos à saúde, incluindo ganho de peso e cáries dentárias.
Outra escolha popular para esta faixa etária são as bebidas “energéticas”, assim chamadas devido aos seus níveis estimulantes de cafeína. Embora possa acontecer que doses baixas de cafeína possam aumentar o estado de alerta e aguçar a memória, em doses mais elevadas – como as encontradas em “bebidas energéticas” – pode levar à ansiedade e perturbações do sono.
Atividade Física para Adolescentes
Os adolescentes hoje passam mais tempo envolvidos em atividades sedentárias, normalmente envolvendo meios eletrônicos. O ideal é que os adolescentes façam pelo menos 60 minutos de exercícios de intensidade moderada ou vigorosa todos os dias. Manter-se ativo ajuda a produzir endorfinas que melhoram o humor, aumentam o metabolismo e podem melhorar o sono.
Adolescentes são seres cheios de energia e estão em uma fase muito importante da vida para criarem tônus físico, mental e espiritual para que se tornem adultos conscientes de suas escolhas, levando estes conhecimentos a partir de suas próprias experiências saudáveis às novas gerações.
| via BBC Good Food
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário