News Para Devorar
Agora a cuia negra paraense é patrimônio cultural brasileiro
por Redação
Você conhece a cuia negra paraense?
As cuias negras ornadas com motivos indígenas, tipicamente usadas para servir tacacá – caldo extraído da mandioca-brava, guarnecido com goma de tapioca, camarão seco e jambu – acabam de se tornar patrimônio cultural brasileiro.
Desde 2010, os estados amazônicos têm solicitado o reconhecimento do modo de produção dos utensílios. Finalmente, cinco anos mais tarde, o conselho consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e atendeu ao pedido.
O reconhecimento ocorreu devido à consideração das complexas dinâmicas de colonização e ocupação do espaço amazônico. Além da sua relação direta ao aproveitamento de recursos naturais disponíveis no Baixo Amazonas.
As cuias também são usadas para pegar água do rio, tomar banho e como item de decoração. São geralmente produzidas apenas por mulheres nas regiões de Santarém e Monte Alegre (PA) há mais de dois séculos.
Primeiramente, sua confecção requer prática e paciência. Os frutos da cuieira, que florescem o ano inteiro, são partidos ao meio e mergulhados em água, para amolecer. Em seguida, vem o processo de raspagem e secagem ao sol. Só então ocorre o tingimento com cumatê, um pigmento natural típico da região.
Após os procedimentos, as cuias passam seis horas abafadas com um pano em um estrado formado por palha, areia, cinzas e urina humana (para extrair a amônia), a fim de fixar o pigmento. Finalmente, são lavadas.
Tanta trabalheira agora, finalmente, terá seu devido reconhecimento : )
| via Bem Paraná
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário