Acontece
A cachaça de jambu que faz os lábios tremerem
por Redação
Já ouviu falar em uma erva chamada jambu? Típico da região norte do país, mais precisamente no Pará, e também, conhecido como agrião-do-Pará, o jambu faz parte das PANC´S (Plantas Alimentícias não Convencionais), disponível em pequenas escalas por pequenos produtores.
Na culinária, é utilizado em iguarias como o tacacá (caldo de tucupi servido com goma de tapioca, camarões frescos e jambu), e uma de suas características principais, é a capacidade de tremelicar os lábios de seus comensais.
Além da culinária, o jambu também é explorado no universo das bebidas. No final de 2011, o empresário piauiense Leodoro Porto, que há 19 anos é proprietário do boteco Meu Garoto, em Belém, resolveu inventar uma cachaça de jambu. O misto de cachaça do alambique do Ceará com a erva foi sucesso absoluto no boteco.
O grande barato dessa cachaça, além do seu gosto, é que ela faz os lábios tremerem e ficarem dormentes. O álcool potencializa os efeitos do jambu., por isso, recomenda-se tomar a bebida acompanhada de algum petisco quente, crocante e apimentado.
Leodoro já fez cachaças de vários tipos como açaí, bacuri e outras frutas típicas da região, mas nenhuma fez tanto sucesso como a de jambu. Além de produzir para o seu boteco, o empresário exporta a cachaça para outros Estados e está fazendo um baita sucesso em São Paulo.
Você pode encontrar e comprar a cachaça de jambu no Mercadinho Dalva e Dito, do renomado chef Alex Atala, em São Paulo.
:: SERVIÇO ::
Mercadinho Dalva e Dito
Rua Padre João Manuel, 1115 – Cerqueira César, São Paulo, SP.
| via BOL
Compartilhe
Deixe um comentário
1 comentários
-
Por jose gouvea | outubro 17, 2015 às 18:42| Responder
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Adoro conhecer cachaças novas, novos sabores e procedencias longinquas. Como comprar aqui em Paulo?