Na Cidade Com Amor
“Carne ao Molho Madeira”, a ação de guerrilha do Greenpeace dentro dos supermercados
por Redação
Você sabia que mais de 60% das áreas desmatadas são ocupadas com a pecuária? E sabia que isto faz com que esta atividade seja a principal responsável pelo desmatamento da Amazônia?
Se você não tem consciência disso, não se assuste. A grande maioria das pessoas ainda não tem ideia da proveniência das carnes, nem as consequências ambientais do desmatamento causadas pela atividade pecuária. Para seu conhecimento, mais de 40% da carne vendida no Brasil vem da Amazônia e mais de 40%, tem origem desconhecida. Desde 2009, apenas 3 frigoríficos comprometeram-se com o Desmatamento Zero.
Afim de conscientizar a população sobre a proveniência das carnes compradas nas maiores redes de supermercado, o pessoal do Greenpeace criou uma ação de guerrilha nestes estabelecimentos, colando adesivos que questionam se o consumidor sabe de onde vem a carne que pretende comprar.
Para dar start no projeto, a ONG levantou dados e fez um ranking dos maiores supermercados do Brasil, baseado em três critérios: se a empresa tem uma política de aquisição de carne bovina livre de desmatamento, a qualidade e o rigor dessas políticas e a transparência dos supermercados com seus consumidores. O máximo que cada supermercado podia atingir era 100%. Mas nenhum deles chegou nem perto disso.
A campanha, intitulada “Carne ao molho madeira“, tem como objetivo fazer com que os consumidores pressionem as redes de supermercado a escolherem frigoríficos que não contribuam com o desmatamento da Amazônia, nem com a invasão de terras indígenas ou envolvimento com trabalho escravo para a criação de gados.
Com a morte do Rio Doce, de todo um bioma e de tudo o que vem acontecendo nos últimos tempos, quanto mais consciência e mais atitude tivermos para preservar o que ainda temos, estaremos movendo as peças para que a gente, os animais e a natureza, consigam ter uma vida menos comprometida com nossa própria inconsciência.
É um direito seu saber a procedência da carne que você come. É um dever nosso contribuir com nosso país, com nosso planeta. E é uma obrigação dos estabelecimentos explicitar que o frigorífico escolhido para o fornecimento de carnes é ou não contra o desmatamento da Amazônia. Bora lá exigir que os supermercados sejam transparentes e nos mostre de onde vem a carne que a gente leva para casa?
No site do Greenpeace, há um documento que mostra os detalhes do ranking e os caminhos para acabar com este problema. Clique aqui e saiba mais sobre esta ação de guerrilha.
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário