Curiosidade
Como o sabor contribuiu para fazer de nós seres humanos
por Valéria Scavone
O sabor contribuiu com algo muito importante no nosso desenvolvimento humano.
Nossa ideia fixa cultural com a comida é inegável. Mas, enquanto essa “obsessão” parece ser um fenômeno do século 21, o sabor nos ajudou, há muito tempo, a definirmos como espécie.
No livro In Tasty: the Art and Science of What We Eat, por exemplo, o jornalista John McQuaid, vencedor do Prêmio Pulitzer, oferece uma exploração ampla e profunda da relação humana com o sabor.
“O sabor é o ingrediente mais importante no cerne do que somos. Ele nos criou”, escreve John McQuaid.
Como? Bem, há bilhões de anos, quando as formas de vida estavam flutuando nos oceanos antigos, estas criaturas precisavam observar ao redor para perceber o que estava acontecendo, perseguir a intuição e devorar o que o sentido tinha captado.
“Este é um tipo básico de motivação que levou a evolução”, diz McQuaid. “Para superar a concorrência de seus companheiros de criaturas primitivas, você precisava ter os sentidos mais aguçados e, portanto, mais nítidos. E, se você tivesse os sentidos mais nítidos, também precisaria de um cérebro maior para que fosse possível processar os sentidos”.
Quando falamos de seres humanos, os cientistas argumentam que esses cérebros maiores surgiram quando começamos a comer carne – que está repleta de calorias e gorduras, em comparação com frutas, folhas, tubérculos e outros alimentos crus que nossos ancestrais comiam. Todos os nutrientes extras da carne, ajudaram a alimentar o crescimento do nosso cérebro, que utiliza cerca de 20 vezes mais energia que o qualquer outro músculo.
Cozinhar a carne foi outro grande marco: uma vez que ists tenha acontecido, pesquisadores afirmam que o cozimento e o sabor geraram facilidades de mastigação e digestão e suas calorias, consequentemente, mais disponíveis para abastecer cérebros maiores.
“E assim, com a ingestão da carne, e depois a ideia de cozinhar, fizeram com que os cérebros ficassem maiores, os rostos mais achatados e as percepções alteradas e ampliadas. Assim, a melhoria do sabor da comida fez com que os seres humanos aumentassem sua apreciação pelos alimentos”, conclui McQuaid.
Sabemos que esta informação soará terrível para os vegetarianos, mas a verdade, é que a carne, seu cozimento e, consequentemente, seu sabor, nos tornou humanos.
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário