Comportamento
Você compraria sua popularidade virtual?
por Adele Grandis
E se pudéssemos adquirir popularidade virtual em gôndolas de supermercado? Absurdo demais? Não para o italiano Valerio Loi, que com a série de fotos Web Popularity Products conseguiu representar muito bem suas inquietudes quanto à necessidade que as pessoas têm hoje em dia de se tornarem conhecidas e admiradas através das redes sociais.
O artista recriou rótulos para artigos de consumo cotidiano. Uma caixa de leite, por exemplo, virou Twitter Essential, um líquido instantâneo que promete seguidores e retweets. Uma lata de vegetais se transformou em Instagram Essential, que garante mais de mil seguidores imediatos.
Já um vidro de maionese virou Linked in Endorsements, que dá um up nos currículos e aumenta o networking em algumas horas – conquistando a atenção das empresas contratantes. Uma lata de carne embutida se transformou em BadOo Atractions, que consegue mais de 50 novos pretendentes para bate papos e encontros.
Até nosso querido potinho de Nutella entrou na história – como Facebook Spreadable Popularity, que tem efeito imediato e aumenta nossa autopromoção, conquistando novos seguidores e construindo uma boa imagem no perfil virtual.
Com este trabalho, o artista questiona o fato de, a cada dia, as pessoas diminuírem a interação cara a cara por darem mais importância à imagem e contatos virtuais. É de parar para pensar!
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário