
Na minha cozinha
Uma cozinha prática desenvolvida para idosos e deficientes físicos

por Redação
Cozinhar é um hábito tão comum que, às vezes, nem nos damos conta que idosos e pessoas com deficiências físicas tenham dificuldade em fazer atividades comuns como, por exemplo, descascar legumes ou escorrer uma água fervendo.
Refletindo sobre esta lógica, o designer alemão Dirk Biotto projetou uma mesa de trabalho muito prática para tornar a vida dos apreciadores da cozinha mais fácil, mais segura e mais acessível na hora de preparar e cozinhar alimentos.
Intitulada ChopChop, a peça de cozinha já começa com um grande diferencial: as pernas do móvel podem ser ajustadas na altura ideal para a pessoa com deficiência, assim como a disposição dos utensílios domésticos.
Na pia, uma mangueira extensível permite utilizar a água em distâncias maiores, e uma rampinha facilita o deslize se for preciso encher uma panela direto da torneira.
Há, também, um torno para facilitar a abertura de vidros, latas e garrafas. O designer alemão foi bastante cuidadoso ao desenvolver seu projeto e assegurar que tudo fosse adequado para pessoas com membros amputados ou que não podem utilizar os dois braços.
Para quem tem dificuldade de segurar o alimento e cortar ao mesmo tempo, há um aparelho que mantém os legumes firmes e no lugar através de parafusos de aço e um ralador incorporado na bancada, que permite o trabalho com apenas uma mão, enquanto uma gavetinha recolhe o que foi ralado.
O projeto incrível do designer alemão ainda é um protótipo, mas esperamos que suas ideias sejam difundidas em breve. Assim, idosos e deficientes físicos poderão desfrutar do prazer de cozinhar e alimentar-se com mais segurança.
| via Facto Design
Compartilhe

Deixe um comentário
1 comentários
-
Por gostaria de trazer p | abril 23, 2015 às 21:23| Responder
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
como representar esses produtos?