Alimentação e Saúde
As cores do semáforo podem ajudar você a se alimentar melhor?
por Redação
Verde, amarelo e vermelho. Poderiam as cores do farol também serem usadas para regular e nos chamar a atenção para os alimentos que comemos?
Pesquisadores da Perelman School of Medicine, da Universidade da Pensilvânia, realizaram um estudo para ver como os rótulos de calorias de menus de pedidos online de comida influenciam na decisão de compra dos clientes. No lugar de números, cores.
O estudo, publicado recentemente no Journal of Public Policy & Marketing, mostrou que as cores do semáforo influenciaram os consumidores a decidirem o consumo de determinados produtos quase tanto quanto a exposição numérica das calorias. Realizado em um período de 6 semanas, 249 participantes da Carnegie Melon University foram convidados a fazer pedidos em uma nova plataforma online. Ao todo, foram 803 pedidos.
Nesta plataforma, todas as opções de refeições foram apresentadas com informação calórica ao lado do item do menu, tanto em listagens numéricas ou com o sistema de cores dos semáforos. A luz vermelha indicava alto teor calórico, a amarela médio teor, e a verde, baixa quantidade de calorias. O resultado mostrou que, com o menu de cores, a decisão de compra dos voluntários teve um impacto 10% mais positivo por alimentos saudáveis.
A pesquisa, realizada nos Estados Unidos, foi feita porque, a partir de 2017, os U.S. Food and Drug Administration vai começar a exigir que todos os restaurantes, teatros, máquinas de vendas automáticas e serviços de entrega de alimentos, rotulem, claramente, quantas calorias cada item possui. A decisão foi tomada com a finalidade de reduzir a obesidade no país.
| via CoDesign
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário