Alimentação e Saúde
E a dieta? COMI!
por Redação
Você já se pegou fazendo regime e, de repente, pensa: E a dieta?
Bem, hoje vamos falar sobre este assunto.
Quantos destes nomes você já ouviu falar?
Dieta da sopa. Do abacaxi. Da proteína, low carb, da lua. Detox, sem glúten, sem lactose, da blogueira fitness. Da atriz da novela, Dieta milagrosa da revista “Perca 10 quilos em uma semana”…
São infinitos os nomes que se dão.
E agora me diz: quantas destas dietas você já lançou mão para perder alguns quilinhos?
Deixa eu ver se adivinho o que aconteceu: você começou a seguir a dieta e perdeu algum peso (ou muito) e ficou feliz com o resultado.
Mas como a dieta não dura para sempre, voltou a sua rotina alimentar normal e depois ganhou todo o peso novamente e muitas vezes ganhou mais peso do que havia no início. Estou certa?
Não precisa ser vidente para descobrir este desfecho.
O que acontece é que muitas vezes ficamos tentados a acreditar nos milagres para a redução de peso. Mas deixa eu te falar uma coisa: isso não existe!
Como profissional Nutricionista, procuro estar atualizada aos estudos recentes. E muitos comprovam cientificamente o que descrevi acima e afirmam que dietas não funcionam!
Como o estudo, “The Defence of Body Weight: A physiological basis for weight regain after weight loss” (Sumithran & Proietto, 2013), que diz: “Embora a perda de peso geralmente pode ser alcançado através de restrição alimentar e / ou aumento da atividade física, a esmagadora maioria das pessoas recuperam o peso que eles perderam a longo prazo“.
Ou mesmo em mais um escrito no editorial da Obesity & Weight Loss Therapy, afirmando que dieta faz com que a pessoa engorde e alerta.
“Dietas em que uma pessoa perde peso e ganha-o novamente, e assim por diante, podem trazer comprometimentos e consequências para o corpo humano“.
Para te ajudar, vou explicar rapidamente qual a razão de uma determinada dieta não funcionar a longo prazo.
1. Dietas que se concentram em apenas um alimento ou grupo de poucos alimentos
( low carb, proteina, sopa)
Cuidado com qualquer dieta que exclui grupos alimentares inteiros. As pessoas precisam comer uma variedade de grupos de alimentos para obter todos os nutrientes de que necessitam.
Dietas restritivas podem até fazer algum efeito inicialmente, mas falham a longo prazo. Em pouco tempo, a pessoa se cansa de comer os mesmos alimentos todos os dias, e terá desejos por suas comidas favoritas levando-a de volta ao seu antigo comportamento alimentar.
Devo salientar que todos os alimentos podem se encaixar em um estilo de vida saudável. Contudo, usando de moderação. Sim, até mesmo sorvete, pizza, bacon e batata frita. Quando dietas proíbem determinados alimentos elas costumam falhar.
Toda vez que você restringir um determinado alimento, ele aciona ânsia para a sua obtenção e configura um ciclo de restrição.
Se eu te falar que você nunca mais poderá comer chocolate, qual a primeira coisa que você ficará com vontade de fazer? Certamente comer chocolate! E isso irá te gerar sentimentos de restrição e ansiedade. E então, a próxima vez que você tiver a oportunidade de comer o alimento restrito, certamente não será apenas um pedacinho.
2. Dietas Detox
Particularmente falando, eu acredito ser muito positivo o uso de sucos verdes e as demais preparações inclusas neste tipo de dieta. Isto porque, estimula o maior consumo de frutas, verduras e fibras trazendo grandes benefícios ao corpo em geral.
No entanto, não adianta esperar milagres de emagrecimento ou ficar dias tomando apenas suco. Isso não se sustenta e assim como já dissemos pode ser altamente prejudicial.
3. Superalimentos – Chá Verde, Óleo de Coco, Chia, Gji Berry, Linhaça, Shales, Pílulas, etc.
A cada mês eu aguardo a mais nova descoberta sobre um determinado alimento, pílula ou shake milagroso, e olha que são muitos!
Devo dizer que o uso regular de alguns alimentos trazem benefícios comprovados cientificamente como, o chá verde, o óleo de coco e a linhaça. Mas não espere milagres, nenhum alimento sozinho possui impacto sobre a perda de peso.
Suspeite de planos alimentares cheios de pílulas, suplementos e shakes. Principalmente vinculados a livros, revistas, blogs ou empresas. O recomendado é obter os nutrientes através dos alimentos com uma alimentação equilibrada e saudável. E isso é possível!
4. Dieta com Alta Restrição de Calorias ou Jejum
Quando você consume poucas calorias ou faz jejum, seu corpo reage como se estivesse em perigo de morte por restrição de alimentos. Desta forma, é bem possível que seu corpo ajuste o metabolismo para este momento de escassez , necessitando de menos calorias para seu funcionamento.
Mas quando você voltar a comer normalmente, o seu metabolismo não irá reajustar rapidamente, e você acaba ganhando peso.
5. Dietas que Parecem ser Boas Demais para ser Verdade
Linha de regra: Se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Não se engane!
Visto isso tudo, você me pergunta: Mas se dietas não funcionam, o que devo fazer para perder peso? Como encontrar uma dieta que funciona?
Calma que eu vou te explicar passo a passo.
Passo 1 – Esqueça ‘dieta‘ e, em vez disso, pense em estratégias para a obtenção de uma alimentação mais saudável e equilibrada. As palavras chave para uma boa alimentação são: consciência, equilíbrio, variedade e moderação.
Passo 2 – Ter consciência sobre seu corpo e sua alimentação e a forma como você o nutre. A forma como nos alimentamos nos faz pensar sobre o amor que temos a nós mesmos.
Salvo alguns casos, quem escolhe com o que vamos nos alimentar somos nós. Cabe a você analisar se está nutrindo seu corpo de maneira positiva e promovendo saúde ou não.
Passo 3 – Comer mais frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras. Tomar água em quantidade satisfatória. Tudo isso pode ajudar a controlar o apetite e manter-se saciado com alimentos saudáveis e nutritivos.
Passo 4 – O plano alimentar deve ser flexível o suficiente para caber em sua vida real. Não adianta lançar mão de produtos ou alimentos caros ou preparações complicadas de se fazer pois isso não será mantido a longo prazo.
Não existe um plano alimentar que sirva para todos. Cada ser humano é único e possui diversas características que devem ser levadas em conta. Como o funcionamento de seu metabolismo, doenças pré existentes, condição sócio econômica, rotina etc.
O profissional nutricionista poderá te auxiliar neste processo de maneira totalmente individualizada.
Por fim, a melhor dieta é aquela que você pode com segurança e de forma realista permanecer a longo prazo como uma nova forma de vida, pura e simples.
Compartilhe
Deixe um comentário
2 comentários
-
Por Juliana | maio 18, 2015 às 20:19| Responder
-
Oi Juliana,
Vou tentar explicar de maneira bem simples e resumida. Quando nos privamos de grande quantidade calórica de uma hora para a outra o corpo humano entende que existe falta de alimento e que pode haver risco de morte, isso se passa devido ao processo de evolução do homem que antigamente caçava etc. Como mecanismo de contra resposta o corpo humano regula o metabolismo para mais lento e acaba tendo uma absorção maior dos alimentos ingeridos numa forma de poupar e “salvar” o corpo da inanição. Quando a pessoa sai da dieta restritiva e passa a comer normalmente o metabolismo ainda esta lento e o corpo absorvendo muito mais. Ou seja, a pessoa acaba ganhando todo o peso novamente e muitas vezes mais peso do que havia no inicio. Por isso eu digo que dieta não funciona, e sou bem radical de dizer que nenhuma funciona! O ideal é mudarmos nossa consciência imediatista e adotar hábitos mais saudáveis de viver e nos nutrir, e não estou dizendo que devemos comer alface e gelo ou tomar suco verde. Mas sermos capazes de ter uma rotina alimentar saudável e prazerosa, que nos faz lançar mão do auto cuidado e da consciência de se alimentar sem culpa. Espero ter ajudado. Um beijo!
Por Bruna Gonçalves | maio 19, 2015 às 12:56| ResponderDeixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
-
Bruna, você poderia elaborar mais sobre o ganho extra de peso após a dieta? Já vi em vários lugares que, depois da dieta, as pessoas ganham o peso que tinham antes e, como você mencionou, algumas vezes ganham até mais. Por quê ganham mais do que tinham antes da dieta?