Alimentação e Saúde
Gengibre, uma raíz com superpoderes para a saúde
por Redação
Originário da Ilha de Java, da Índia e da China, o gengibre é uma planta que pertence à família Zingiberaceae, a mesma da cúrcuma e do cardamomo. A parte que utilizamos para o tempero é o rizoma (parte que fica subterrânea do caule), a famosa raíz do gengibre.
Uma das plantas mais antigas do mundo
O gengibre é uma das plantas mais e antigas e populares do mundo na medicina alternativa. O chá, feito com pedaços do rizoma, é usado no tratamento de gripes, tosse, resfriado e até ressaca, além de ajudar a reduzir náuseas.
E o que deste alimento uma raiz com superpoderes, é o gingerol, uma substância com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes potentes.
Benefícios
O gengibre é excelente para quem sofre de náuseas. Mastigar um pedacinho da raiz, faz com que o mal estar vá em bora como um passe de mágica. Inclusive, as mulheres grávidas também podem consumir gengibre nos corriqueiros enjoôs matinais.
Outro benefício do gengibre, é o alívio que ele proporciona às dores causadas pelas atividades físicas. Um estudo realizado com atletas durante 11 dias seguidos mostrou que 2 gramas por dia da raiz, reduz as dores musculares.
Estudos de Caso de Consumo do Gengibre
Um estudo feito com 150 mulheres instruídas a tomar 1 grama da raiz em pó por dia, durante os 3 primeiros dias do período menstrual, mostrou que a raiz foi capaz de reduzir cólicas e dores abdominais de forma tão eficaz quanto os remédios a base de ácido mefenâmico e ibuprofeno. Uma forma natural e menos agressiva de aliviar essas dores tão incômodas!
Os altos níveis de LDL lipoproteínas (o colesterol “ruim”) estão ligadas a um aumento do risco de doença cardíaca. Em um estudo realizado em um período de 45 dias, 85 indivíduos com colesterol elevado, ingeriram 3 gramas de pó de gengibre por dia, e apresentaram reduções significativas no índice de colesterol ruim.
Superpoder
Outro super poder do gengibre são os antioxidantes, que podem evitar o processo de envelhecimento celular do cérebro, inibindo a inflamação crônica do mesmo. Estudos sugerem que o gengibre pode proteger contra os danos relacionados a idade para o cérebro. Ele também pode melhorar a função cerebral em mulheres idosas, como, por exemplo, a capacidade de memória.
Gingerol
O gingerol, uma substância bioativa do gengibre, pode ajudar significativamente na redução do risco de infecções ao inibir o crescimento de várias bactérias. Além de ser altamente eficaz contra as bactéricas orais, como as responsáveis pela gengivite e a periodontite, a raiz também demonstra eficácia contra o vírus RSV, um dos agentes causadores de infecções respiratórias.
Além disso, é importante destacar que o gengibre é amplamente acessível, tanto para compra quanto para utilização em tratamentos diversos, sendo uma opção natural, econômica e altamente recomendável.
Desejamos Gengibre para a sua vida : )
| via Authority Nutrition
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário