
Faz e come (DIY)
Kefir: conheça e faça você mesmo

por Redação
De nome estranho mas super poderoso, o kefir é um fungo que, em contato com o leite ou água, fermenta e produz uma bebida espessa com propriedades probióticas incríveis. Para crescer e se manter vivo, o kefir é cultivado de duas formas: na água com açúcar (mascavo de preferência) ou no leite.
Iogurtes probióticos deveriam fazer bem para o organismo, mas a grande maioria vendida em supermercados, contém muito açúcar, dificultando ou até mesmo anulando a ação dos probióticos.
Mas o que são os probióticos?
Os probióticos são bactérias “do bem” que melhoram a saúde do intestino facilitando a digestão e a absorção de nutrientes.
Esses bichinhos vivos protegem a mucosa intestinal, metabolizando melhor as fibras presentes nos alimentos, diminuindo a concentração de bactérias patogênicas e putrefativas que provocam excesso de gases intestinais e o surgimento de doenças.
Onde eu encontro esses tais probióticos?
Você pode encontrar os probióticos nos iogurtes, mas deve ficar atento de que muitos adicionam açúcar e outros ingredientes. Você também pode encontrar os probióticos em lácteos fermentados, no kefir, em vegetais fermentados, como o kim chi e o sauerkraut (conserva de repolho), e em produtos fermentados de soja como, o miso e o tempeh.
O kefir de leite é o mais comum. Se for tomado o devido cuidado, o fungo cresce e pode chegar a durar muito tempo, proporcionando a possibilidade de fazer a bebida probiótica quantas vezes quiser. Tem uma aparência similar ao iogurte mas sua consistência é menor e seu sabor mais azedinho. Para conseguir o kefir, o melhor é procurar um doador dos grãos aqui nesse site.
Como faz o kefir?
Neste passo a passo, te ensinamos a fazer o kefir de leite, que é o mais comum e o mais utilizado.
|| Kefir de Leite ||
:: Ingredientes ::
- Grãos de kefir
- Leite integral, semidesnatado ou de soja
:: Como Faz ::
1) Em um recipiente de vidro ou plástico, coloque alguns grãos do kefir. (É importante não utilizar nenhum metal nem alumínio para não danificar as propriedades do fungo)
3) Depois de colocar o leite, tampe o pote com um pano limpo e não com a sua respectiva tampa. O pano faz com que o kefir e o leite “respirem“. A tampa impossibilita a entrada de ar e azeda ainda mais o kefir (sim, ele é azedinho). Guarde em um lugar escuro e deixe repousar durante 24 horas. Não guarde na geladeira, pois o processo de fermentação não se produz no frio.
Depois de 24 horas, coe o leite. Lembre-se que a peneira não pode ser metálica. Com a ajuda de uma espátula (de plástico ou similar), remova o fungo para poder peneirar bem e extrair todo o líquido. O líquido extraído é o kefir de leite, portanto deverá colocá-lo em outro pote de vidro. Ele está pronto!
Por ser bem azedinho, você pode misturar ao leite de kefir, mel, açúcar e canela.
Guarde os grãos de kefir para repetir o processo. Em determinado momento eles estarão bem grandes e será necessário doar ou dividir.
Compartilhe

Deixe um comentário
4 comentários
-
Por Juliana | julho 12, 2017 às 01:58| Responder
-
São diferentes.
Precisa de grãos de Kefir de leite para fermentar o leite e de grãos de Kefir de água para fermentar a água com açúcar mascavo.Por Luara | agosto 7, 2017 às 21:19| Respondereu gostaria tanto de encontrar o verdadeiro kefir
feito com leite de coco com todas suas qualidades
como o kefir que fala dr. ALAIR RIBEIROPor ilberto pereira de s | julho 10, 2017 às 15:08| ResponderFaço doação de kefir de leite em Belo Horizonte. Tem que vim buscar. e-mail: venturarogerio@bol.com.br
Por Rogerio | março 23, 2016 às 14:33| ResponderDeixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Newsletter Powered By : XYZScripts.com -
Por favor preciso de uma informação, eu consegui o kefir de água, mas não consigo tomar pois não gosto do sabor do açúcar mascavo.
Posso transformá-lo em kefir de leite? Se sim como faço?
Ou não pois são fungos diferentes?
Obrigada