Curiosidade
Os mercados flutuantes do Sudeste Asiático
por Redação
Os mercados flutuantes, onde alimentos são vendidos em barcos, são uma atração marcante entre os países do Sudeste Asiático, como, Tailândia, Indonésia e Vietnã. Tiveram origem em um momento em que o transporte na água teve um papel importante na vida diária dos moradores desses países, por localizarem-se em ilhas ou planícies com amplos vales fluviais.
Com clima tropical, essas regiões tiveram grande importância para o desenvolvimento humano dessa população. Os primeiros lugares a serem populados, foram ao redor dos rios e, ao invés de locomoverem-se com suas mercadorias através da selva densa, utilizavam barcos como principal meio de transporte.
Mesmo que hoje a região esteja desenvolvida e haja estradas que ligam todas as cidades e vilas, os barcos ainda são utilizados pela comunidade como meio de transporte e comércio ao longo das vilas, especialmente pelos agricultores, cujas terras estão localizadas na beira do rio.
Para que os alimentos cheguem ao comércio, os agricultores levam seus produtos nos barcos e vendem aos comerciantes locais, eliminando a necessidade de terem uma loja fixa. Desta forma, vendem suas mercadorias e conseguem voltar para casa sem ter que ficar horas esperando a clientela em estabelecimentos fixos. Enquanto isso, os comerciantes locais compram os produtos dos mercadores flutuantes e vendem tanto para consumidores finais, quanto para outros comerciantes de cidades vizinhas.
Além da atividade ser comum nestes países, os mercados flutuantes são grandes atrações para os turistas. O mais conhecido, é o de Damnoen Saduak, cerca de 100 km de Bangkok. Funciona como nossas feiras: as vendas começam pela manhã e terminam próximo ao meio dia.
O mercado flutuante de Amphawa, cerca de 72 km de Bangkok, não é tão grande quanto de Damnoen Saduak, mas é mais autêntico, com visitantes quase exclusivamente tailandeses. Por lá, o mercado flutuante funciona à noite, mas alguns produtores também fazem suas vendas durante o dia. Além destes, outros mercados flutuantes funcionam ao redor de Bangkok, como, Wat Sai Floating Market, há 10 km; Bang Phli Floating Market, estabelecido há 150 anos; o Taling Chan Floating Market, e outros.
No Vietnã, o maior mercado flutuante em Mekong Delta, é o Phung Hiep, com centenas de barcos de compra e venda de produtos. O Cai Be é um dos mais conhecidos da região ocidental do sul do Vietnã. Em Srinagar, na Índia, um mercado flutuante quase que desconhecido acontece no maravilhoso Dal Lake. Por lá, o mercado é estritamente de verduras, frutas e vegetais produzidos e cultivados ao longo do lado. O mercado abre nas primeiras horas da manhã.
| via Amusing Planet
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário