Comportamento
Por que os japoneses vivem mais (e melhor)?
por Redação
No Japão, mais precisamente em Okinawa, um arquipélago formado por cem ilhas, vivem as pessoas com as maiores expectativas de vida do mundo. Em sua maioria mulheres, a taxa de obesidade do país é de apenas 5%. Nos Estados Unidos, por exemplo, este número é de 33% e no Brasil, 17,5%.
Além disso, o Japão tem uma das menores taxas de doenças cardiovasculares e uma das taxas mais altas de expectativa de vida: 91 anos, perdendo apenas para Mônaco. Mas, que milagre é esse? Qual o segredo destas pessoas que vivem com saúde e lúcidas?
De acordo com uma empresa espanhola que comercializa a tecnologia para a medição de telômeros (extremidades dos cromossomos), a longevidade de um indivíduo depende 1/3 de sua genética e 2/3 de seus hábitos.
Uma investigação feita no Japão consistiu em saber quais as atividades inclusas nestes dois terços de hábitos voluntários que faz dos japoneses um povo com uma das maiores expectativas de vida do mundo.
O relatório da Blue Zones, da National Goegraphic Society, mostrou as lições aprendidas com a visita feita à ilha de Okinawa, uma área que engloba o núcleo de bem-estar do Japão. Por lá, atividades simples como jardinagem e alimentação vegetariana, são passadas de geração em geração.
Permanecem Ativos
Jardinagem e caminhada são as principais atividades que atribuem a comunidade japonesa. “Eles também têm poucos móveis: relaxam e comem no tatami“.
De acordo com o fisioterapeuta Luis P. Garcia Conrado, o tatami faz com que as pessoas sentem com a coluna reta e o abdome tensionado, evitando posturas prejudiciais. Portanto, as dores demoram muito mais tempo para aparecer (e quando aparecem).
Os Japoneses passam Muito Mais Tempo ao Ar Livre
Desta forma, potencializam a absorção da vitamina D, que ajuda o corpo com a assimilação de um mineral essencial, como o cálcio. A deficiência dele, causa osteoporose.
Cuidam da Comunidade
“Este apoio financeiro e emocional, reduz a ansiedade dos membros“, afirma o relatório da National Geographic Society. Segundo a OMS, o estresse é uma das principais ameaças à saúde no século XXI. Rituais como a cerimônia do chá fazem parte da cultura deste povo.
Desfrutam de Seus Jardins
“A maioria dos centenários de Okinawa cultivam algo em seu jardim. O que os obriga a uma atividade física diária“, diz a investigação da organização internacional sobre educação e ciência.
Praticam Dieta Vegetariana
As pessoas mais velhas têm se alimentado de plantas ao longo de suas vidas. Suas refeições, ricas em nutrientes e de baixa caloria, são compostas por legumes refogados, batata doce e tofu.
A carne é reservada para ocasiões especiais. Além disso, a maioria dos pratos incluem soja, cujo grão associa-se aos benefícios contra o colesterol ruim e à prevenção de câncer de mama.
A Filosofia da Perfeição
Segundo Alfredo Tucci, especialista na cultura e tradição japonesas, os hábitos no Japão são multidirecionais. Nem todos os japoneses são vegetarianos (muitos comem peixes) e nem todos possuem a tranquilidade e o privilégio de desfrutar de seus jardins, por exemplo.
No entanto, o especialista encontra um denominador comum do bem-estar nipônico: a filosofia da perfeição.
De acordo com Tucci, o isolamento das ilhas transformou seus habitantes em defensores intransigentes de uma vida boa.
Por isso, enquanto as coisas acontecem em um mundo acelerado e sedento, na ilha maravilhosa de Okinawa, há idosos que sobrevivem muito bem ao tempo.
Eles montam seus arranjos de flores, vasinhos de temperos, preparam comidas saudáveis e leem livros em camas de bambu.
Por uma curiosidade final sobre a teoria de que os japoneses vivem mais, no Japão, existe o maior número de centenários registrados: 50 mil!
Bora então fazer as coisas boas e simples da vida. Ser feliz é ir mais longe : )
| via El País
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário