
Dica
Queijo bom é queijo conservado
por Sofia Pedroso
Queijo é uma das preferências no mundo culinário. Grelhado, gratinado, em molhos, frutas, saladas, tem sempre um lugar para colocar queijo.
Uma das maiores dificuldades da maioria das pessoas que consomem esta delícia com frequência, é saber conservar corretamente. O queijo é um alimento que não estraga e sim, se transforma. Portanto, aqui vão algumas dicas para você não desperdiçar o seu queijo favorito e aprender um pouquinho mais sobre cnservação.
A primeira coisa que você precisa saber, é que há várias maneiras de armazenar e conservar os queijos, de acordo com as características que eles apresentam. Pra facilitar, comece observando as especificações da embalagem e do local onde o alimento foi adquirido.
Queijos frescos
Por causa da maior quantidade de umidade, os queijos frescos (ou brancos) devem ser conservados dentro da geladeira. Além disso, para ter a sua ricota, o cottage e o minas frescal sempre no ponto certo para o consumo, coloque-os dentro de um pote hermeticamente fechado e consuma em poucos dias depois de adquiridos.
Queijos amarelos
Os queijos amarelos têm texturas que vão do cremoso ao macio e também devem ser mantidos na geladeira. Como por exemplo, o gorgonzola, prato, gouda e outras delícias. O melhor é mantê-los protegidos contra o ar em potes fechados, ou mesmo embrulhando-os em papel filme, alumínio ou celofane.
Os tipos brie e camembert devem ser cobertos pelo papel original com o qual são comercializados, pois trata-se de uma embalagem especial que ajuda a manter suas características.
Os queijos mofados precisam ser vedados com muito cuidado! Se você os colocar na geladeira abertos, eles podem trocar odores com os outros alimentos e também contaminar outros itens com os fungos naturais de sua composição.
Queijos duros
Reino, o parmesão, provolone entre outros vários tipos, são queijos muito maturados e secos e podem ser armazenados fora da geladeira porque quase não apresentam umidade na massa.
Mas tome cuidado com os que trazem na embalagem a indicação de que devem ser mantidos em temperatura ambiente. Isso porque, dependendo da região de fabricação, o clima é mais ameno do que onde você mora. Sendo assim, os mais maturados e secos não devem ser mantidos fora da geladeira em regiões onde o clima é mais quente, como no norte e nordeste do país.
Outro exemplo são os queijos importados da Europa, como o gouda, emmenthal e suíço, que são adaptados para a temperatura ambiente da sua região de origem, e não para a brasileira.
Ficar de olho na embalagem é sempre o mais importante, provavelmente lá estão todas as dicas de conservação. Outra dica valiosa é a quantidade que você compra, a maneira mais fácil de conservar queijo é comprar o quanto você pode comer.
| via ABIQ
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário