Curiosidade
Como iniciar uma coleção de vinho
por Valéria Scavone
Os vinhos não só evoluem com a idade, mas também, servem como uma cápsula do tempo. Abrir e apreciar uma garrafa de vinho conservada por anos, é um presente efêmero precioso!
O que devemos saber, é que há uma grande diferença entre comprar um bom vinho e colecionar vinhos. Comprar vinho é um esforço um tanto aleatório baseado em gostos e preferências do momento.
Por outro lado, colecionar vinho, é um compromisso a longo prazo que requer visão e direcionamento. Com uma coleção, você ainda começa a comprar o que gosta, mas será apoiado por sua própria investigação rigorosa de escolhas.
Pré-requisito: você não precisa ter uma tonelada de dinheiro para começar uma coleção, mas você precisa de um bom armazenamento. Se você armazenar vinho em más condições, ele irá degradar e não será aplicável para revenda (se você imagina vender ao invés de beber).
Por estas razões, você precisará de um local que mantenha a temperatura nos 11ºC, como uma adega (talvez a sua, a de seus pais ou de um amigo), ou um refrigerador de vinho (exigirá manutenção periódica), ou um armazenamento profissional (que é caro).
Quais vinhos colecionar?
Sua coleção de vinhos é um reflexo de você mesmo. Independente do que está em voga agora, uma grande coleção permanece fiel ao gosto do colecionador. O processo que você percorrer para identificar suas preferências principais, deve, eventualmente, levá-lo a criar uma declaração de visão que define sua coleção. Esta declaração de visão se torna um sistema de regras para vetar vinhos que você gostaria de comprar.
Pesquisa e Reconhecimento
Esteja preparado para descer fundo pesquisando as pessoas e lugares onde seu vinho é produzido. Quanto mais certo você estiver com sua escolha, melhor será a sua coleção. Experimente uma única garrafa antes de comprar várias do mesmo vinho. Um grande investimento em boa pesquisa é mais útil do que a quantidade de dinheiro disponível que você tem para comprar bons vinhos. Inclusive, é a melhor maneira de garantir que sua coleção se torne mais valiosa. Aqui estão algumas coisas para pesquisar quando você estiver em busca de bons vinhos:
- Pesquisa básica: avaliações de cítricos, pontuações, relatórios vintage, localização da vinha, tecnologia das folhas, notas de degustação, e preço de varejo.
- Pesquisa Intermediária: perfil do vinicultor, história da vinícola, história da região da vinícola, quem importa o vinho, por quanto tempo os vinhos são aguardados para serem vendidos, outros vinhos que o produtor faz, quando as videiras foram plantadas.
- Pesquisa Avançada: quem é o proprietário da vinícola (é uma marca multi-rótulo?), como são distribuídos os vinhos (restaurantes, lojas, lista de membros), quanto tempo a vinícola tem operado, data de lançamento do vinho, número de garrafas feitas, ideologia da vinicultura (biodinâmica, leveduras naturais, etc), credibilidade que deu início à fama da vinícola, que outras vinícolas ou pessoas influenciaram as ideologias desta vinícola ou enólogo, outros vinhos que o enólogo faz, planos futuros da adega (novos equipamentos, compras de videiras), a capacidade da vinícola de gerar interesse nos seus vinhos, a capacidade da adega de exportar seus vinhos.
Período da Adega
Ao contrário das pinturas, que podem durar séculos, o vinho tem um ciclo de vida dependente da natureza volátil do álcool. Por exemplo, se você colecionar Chardonnay, você pode ter uma rotação de adega de aproximadamente 10 anos.
Se optar adegar vinhos provenientes da uva nebbiolo, sua adega terá um ciclo de vida de cerca de 20 anos ou mais. Se escolher encher sua adega com vinhos Porto e Madeira, sua adega virá a fruição de pelo menos 100 anos.
Naturalmente, cada produtor e cada safra varia em idade e dignidade, por isso, ajuda, periodicamente, a avaliar a condição de seus vinhos.
Avaliações Periódicas
O que te fascina hoje, pode te aborrecer amanhã (e vice-versa). Seus gostos continuarão a evoluir à medida que você aprofundar seu conhecimento do vinho com a prática de colecionar. Inclusive, é inteligente para que você possa, periodicamente, reavaliar os vinhos de sua coleção, não só para confirmar seu estado atual de qualidade, como também, para considerar (e re-considerar) suas escolhas anteriores.
A recente invenção do Coravin revolucionou este processo para os colecionadores. Antes, se você quisesse testar um vinho de sua coleção, você teria que abrir uma garrafa cheia. Agora, você pode provar de uma única garrafa ao longo do período de alguns anos.
Proveniência
Se você pretende colecionar vinhos para revendas futuras, é muito importante documentar as condições de como o vinho foi comprado, enviado para você e armazenado. Isso ajuda a contribuir documentos importantes sobre a proveniência de suas garrafas, bem como, cria credibilidade para sua coleção como um todo.
Hoje em dia, existem muitos sistemas de rastreamento de adega disponíveis, ferramentas gratuitas para monitoramento, etc. Se sua coleção exceder 200 garrafas, é uma boa ideia rastrear seus vinhos com um sistema que utiliza scanner de código de barras para facilitar a identificação e verificar os vinhos que você vier consumindo.
DICA: Assim como a arte, são as histórias que tornam os vinhos colecionáveis. Colete e salve suas histórias e momentos memoráveis que pertencem os vinhos de sua coleção.
Revenda de Vinho
Esta é indiscutivelmente a parte mais desafiadora de colecionar vinhos e requer uma boa quantidade de construção de relacionamento. Há muitas formas de revender o vinho. Os melhores retornos, geralmente envolvem a venda de grandes porções de sua coleção em leilões através de um revendedor.
Porém, a melhor revenda observada por Madeline Puckette (Wine Folly), inclui grandes colecionadores de vinhos que associam-se com restaurantes e hotéis para colocar vinhos raros na carta dos estabelecimentos em consignação com preços pré definidos.
Além disso, colecionadores menores, que alugam espaço de armazenamento em lojas de vinhos, restaurantes, clubes privados ou instalações aptas a armazenarem a bebida, acabam criando outra rede de oportunidade de vendas com outros colecionadores e/ou membros destes estabelecimentos.
Vinho para Você
Se sua iniciativa envolver apenas a apreciação em colecionar vinhos para desfrutar de momentos raros no futuro, todas as boas dicas estão elencadas neste post. E já é hora de começar! Cheers!
| via Wine Folly
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário