Alimentação e Saúde
Integral, desnatado e semi-desnatado: qual a diferença?
por Redação
Integral, desnatado e semi-desnatado. Não importa qual seja seu tipo favorito de leite, o que vale é tomar pelo menos um copo da bebida diariamente, uma vez que por ser ótima fonte de cálcio contribui para manter nossos ossos saudáveis.
Se você é um adulto que não consome nenhum outro alimento com este mineral, por exemplo, consegue manter seus níveis de cálcio regulado com apenas três copos de leite por dia. Caso tenha passado dos 50 anos, o indicado é, pelo menos, cinco copos da bebida.
Mas com tanta oferta de leites no mercado, qual o melhor para você? É o que a gente te explica agora.
Integral
É o leite com maior índice de gordura (pelo menos 3% de sua composição), uma vez que preserva a gordura presente no leite antes de sua industrialização. Sendo assim, ele é mais indicado para as crianças (acima de dois anos), pois nesta fase a demanda de energia é alta.
Pré-adolescentes e adolescentes também podem – e devem – consumi-lo em quantidades significativas, porque seus organismos também necessitam de energia para que não tenham seus desenvolvimentos prejudicados.
Quem está acima do peso e/ou sofre de doenças cardiovasculares, porém, deve evita-lo. Justamente por conta da gordura, o leite integral dificulta a perda de peso e aumenta o risco de doenças cardíacas.
Desnatado
Este leite não contém as vitaminas A e D presentes no integral, mas tem índices de gorduras mais baixos e a mesma quantidade de cálcio, fósforo, potássio, proteína e demais nutrientes.
É indicado às pessoas que sofrem de doenças do sistema cardiovascular ou seguem uma dieta alimentar a fim de perder peso.
Também é um ótimo leite para ser usado em receitas culinárias.
Semi-Desnatado
O semi desnatado se difere do integral apenas por ter parte da gordura retirada, sendo um intermediário entre os outros dois tipos de leite, com níveis entre o,6% e 2,9% de gordura.
Suas proteínas e minerais são preservados e pode ser tomado por crianças e adultos – com ressalva aqueles que sofrem de doenças cardiovasculares.
Além desses tipos mais tradicionais de leite, há ainda uma série de outros tipos da bebida voltada a quem tem alergia ou intolerância à lactose. As opções são vastas; de amêndoas, arroz, soja… Mas este já é um assunto para um próximo post! ;-)
| via Dicas de Mulher
Compartilhe
Deixe um comentário
Mais lidas
Cadastre-se
Receba todas as novidades do Comendo com os Olhos direto no seu e-mail.
Deixe um comentário